Início » Processo panelizado de Steel Frame apresenta vantagens
Notícias Corporativas

Processo panelizado de Steel Frame apresenta vantagens

Maior rapidez e simplicidade na montagem são alguns benefícios de quem opta pelo panelizado

Atualmente, inúmeras casas em Steel Frame são construídas pelo processo denominado “por perfis” ou “panelizado em obra”, no qual o construtor, com as plantas de panelizado/montagem e a lista de corte dos perfis, os adquire no comprimento desejado ou em tiras, e os paneliza no local. O fato dos perfis serem padronizados permite ao construtor total liberdade na hora de adquiri-los, podendo inclusive utilizar guias de um fornecedor e montantes de outro – é uma tecnologia de ponta que traz flexibilidade na obra.

O sistema de panelizado na oficina vem se popularizando em algumas obras, de acordo com um estudo elaborado pela Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) Com o aumento  da procura, justifica-se a existência de uma oficina de painéis com mesas que podem variar entre ser simplesmente uma superfície de trabalho elevada para trabalhar com mais conforto, até mesas semiautomáticas que permitem que os perfis sejam separados com precisão, alinhados e aparafusados com grande facilidade.

Foi o caso da obra composta pela arquiteta Carla de León, para uma jovem família no bairro de Santo Tomás, em Buenos Aires, Argentina. Com uma área construída de 118 metros quadrados cobertos, projetando também uma galeria de 42 m² e uma futura extensão da casa de 45 m², este projeto em steel frame partiu da ideia de gerar um ambiente que aproveitasse a maior entrada possível de luz solar em todos os ambientes. Para isso, foram gerados volumes deslocados, alcançando a eficácia dos espaços e a quase inexistência dos corredores. Esses volumes também respondem à morfologia do terreno, localizado em um beco sem saída, de modo que uma de suas extremidades adota uma forma curva. Completando os benefícios do sistema construtivo escolhido em relação à eficiência energética, foram adicionadas janelas de PVC com vidro hermético duplo.

Um dos grandes motivos para a concretização deste projeto em Steel Frame tem a ver com as vantagens que o sistema apresenta se comparado à construção úmida com tijolo. 

O projeto habitacional executado responde às exigências atuais da família, e atende aos mínimos de construção exigidos pelas normas do bairro. A ampliação contemplada inclui 2 quartos adicionais e uma expansão da sala de estar para quando for necessário, facilitando o deslocamento e o fluxo das pessoas na residência.

“O trabalho para este projeto foi realizado em uma oficina de panelizado. Isso significa que cada um dos painéis da obra (paredes) é montado em uma oficina, seguindo o que está indicado na engenharia de detalhamento, depois é embalado e transportado até a obra, o que traz agilidade no processo”, explica André Luiz Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da Barbieri do Brasil, empresa dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e light steel framing na América Latina.

 

Sobre a Barbieri do Brasil

A Barbieri do Brasil nasce em 2011 como empresa 100% brasileira, fabricante de produtos da mais alta qualidade para o mercado da construção a seco. Barbieri do Brasil é uma indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall, perfis de aço galvanizado estrutural para light steel framing, possuindo tecnologia de nível internacional e atingindo com seus produtos o território inteiro do Brasil.