Início » Parintins 2023: Saúde alerta para prevenção à dengue durante o ‘dois pra lá e dois pra cá’
Amazonas

Parintins 2023: Saúde alerta para prevenção à dengue durante o ‘dois pra lá e dois pra cá’

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Atenção aos cuidados para evitar a doença é  responsabilidade coletiva 

Independente se a torcida é para o coração vermelho ou para a estrela azul, símbolos que identificam os bumbás Garantido e Caprichoso, os participantes do 56º Festival Folclórico de Parintins devem manter a rotina de cuidados com a saúde que deve incluir, também, a prevenção contra a dengue, doença que está em encerramento de período sazonal no Amazonas neste mês de junho.

Palco da grande festa Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) apresenta baixo risco de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, conforme o 1º Levantamento Rápido de índices para o Aedes aegypti (Liraa), realizado este ano.

Mesmo assim, os cuidados devem ser incorporados ao cotidiano, mesmo em eventos de grande escala como o festival, segundo orienta a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

“A prevenção da dengue é responsabilidade coletiva. Então, é fundamental que todos os participantes da festa estejam engajados na adesão das medidas preventivas, contribuindo para a redução dos riscos de transmissão da dengue, visando a segurança de todos os presentes”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A principal ação preventiva contra a dengue é não deixar o mosquito nascer, evitando o acúmulo de água. Durante a festa, a orientação é evitar deixar recipientes, como copos, garrafas ou latas, com água parada, segundo enfatiza Elder Figueira, chefe do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP.

“É preciso descartar corretamente esses itens em recipientes apropriados ou lixeiras, impedindo que se tornem focos de reprodução do mosquito transmissor. Isso inclui, ficar atento ao entorno de onde se está. Ao manter o ambiente limpo, o participante da festa contribui para a redução de possíveis locais de reprodução do Aedes aegypti”, enfatiza Elder.

Esteja atento

A FVS-RCP destaca medidas que devem ser adotadas para evitar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, específicas para quem está participando do Festival Folclórico de Parintins:

1. Combate os focos de reprodução: Verifique e elimine qualquer recipiente que possa acumular água parada, como garrafas e recipientes plásticos. Essa ação simples contribui para reduzir os locais de reprodução do mosquito;

2. Utilize repelentes: Use repelentes de insetos na pele exposta especialmente durante o período noturno;

3. Colabore com a limpeza pública: Descarte corretamente o lixo em recipientes fechados e evite jogar resíduos em áreas inadequadas, como copos de água e demais recipientes em terrenos abertos. Essas ações ajudam a evitar a formação de criadouros do mosquito;

4. Esteja atento a sintomas: Fique atento aos sinais da dengue, como febre alta, dores no corpo, dor atrás dos olhos e manchas na pele. Em caso de suspeita, procure assistência médica imediatamente.

Ações pré-festival

Durante as ações da FVS-RCP, pré-festival, a equipe da Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial – Dengue (GDTV-Dengue) do DVA, realizou, desde o mês de abril até sexta-feira (23/06), a intensificação do controle do mosquito Aedes aegypti, em visitas técnicas a Parintins junto à Secretaria Municipal de Saúde do município. A equipe técnica realizou tratamento focal para prevenir a formação de criadouros em pontos estratégicos, como os galpões onde são produzidas as alegorias.

Com informações da assessoria.