Início » Exposição celebra dez anos da Soufflé de Bodó
cultura

Exposição celebra dez anos da Soufflé de Bodó

FOTOS: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Companhia de teatro lança a mostra “ExpoSouffléGrafia + 10” nesta quinta-feira (21/07), na Galeria do Largo

Nesta quinta-feira (21/07), às 19h, a Soufflé de Bodó lança a “ExpoSouffléGrafia + 10”, na Galeria do Largo (Rua Costa Azevedo, 290, Centro), para celebrar dez anos da companhia de teatro amazonense. A exposição compõe o programa Soufflé 2023, que traz uma série de eventos culturais com acesso gratuito.

Segundo o diretor Francis Madson, a mostra se estende até o dia 19 de outubro, de terça a domingo, das 15h às 20h. Ele destaca que objetos, figurinos, cenários, obras, vídeos, cartazes e informativos compõem a proposta.

“Queremos compartilhar com a sociedade manauara os projetos, ações, espetáculos de teatro, dança e curtas-metragens através de peças de vestuário, cenografias, vídeos, fotos e informações”, pontua Madson, que divide o comando do grupo e a curadoria da exposição com Denis Carvalho. “É a trajetória da companhia através de peças de teatro para adultos e as infâncias, de linguagens como teatro físico, pesquisa em dramaturgia, dança-performance, teatro e cinema”.

O diretor reforça que, em dez anos, a Soufflé de Bodó atua com artistas, técnicos, gestores e instituições em festivais, circulações, espaços culturais e lançamentos de livros.

“O objetivo da ocupação é compartilhar parte dessa história e demarcar no tempo-espaço a produção artística do grupo e sua relação com o teatro e a cidade”, comenta o artista. “A exposição é um marco histórico para a companhia, o impacto disso é incrível, pois nos afeta na construção e manutenção da nossa memória e, também, o cuidado que devemos ter com a história do teatro”.

A ficha técnica traz Juca di Souza no projeto expográfico, Eric Lima na identidade visual, Leandro Babilônia na revisão textual, Ana Oliveira na tradução, Manuella Barros na assessoria de comunicação e grafite de Stonex. O projeto tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Trajetória

No segmento teatral amazonense desde 2013, a companhia é uma união de artistas com experiência na criação, direção e atuação, que se juntam para realizar espetáculos de teatro que tenham como foco o homem amazônico e dramaturgias autorais.

Entre os trabalhos realizados pelo grupo estão “Casa de Franciscos”, “Quem Nasce Antônio é Rei”, “Herói”, “Dragão de Macarapana”, “Curuminzado”, “Mãe – In Loco”, “Remontagem”, “Banho de Cavalo”, “Curta Metragem” e “Alice Músculo +2”.

A Soufflé de Bodó cria e executa eventos culturais na cidade e gerencia o Jandira Theater Move, primeiro teatro container itinerante da região norte, com 22 lugares. O grupo atua em Manaus e Iranduba, às margens do rio Solimões, na comunidade de Jandira.

“É lá que confabulamos projetos, criações e descansos”, afirma Madson.

Toda programação referente aos dez anos da companhia está disponível no Instagram (@souffledebodo).

Com informações da assessoria.