Início » Governo do Amazonas fiscaliza obras do complexo de tratamento de água de Boca do Acre
Amazonas Destaque

Governo do Amazonas fiscaliza obras do complexo de tratamento de água de Boca do Acre

Por meio da Cosama, munícipio está sendo contemplado com investimentos no sistema de abastecimento

O Governo do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), realizou uma fiscalização das obras que estão sendo executadas pela Companhia em Boca do Acre (distante 1.028 quilômetros de Manaus). As obras abrangem a revitalização no complexo de tratamento e a aquisição de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA).

A ação acontece por meio da parceria entre o Estado e a Prefeitura Municipal. Segundo o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, as obras em Boca do Acre irão proporcionar água tratada e de qualidade a população.

“Nossa missão é trabalhar na revitalização e reestruturação dos sistemas de abastecimentos em parceria com as prefeituras, garantindo o direito da população de receber dignidade e saúde ao consumir água potável, visando a universalização do saneamento nos municípios em que a Cosama atua, além da geração de emprego e renda com contratações de profissionais valorizando a mão de obra local”, ressaltou Valle.

Andamento e investimentos

As obras iniciaram em novembro do ano de 2022 com a reforma da casa de química, reforma de estoque de produtos químicos, reforma de almoxarifado, além dos serviços de demolição de estação de tratamento de água inoperante, demolição de bases de concreto armado e terraplanagem do terreno. 

“Essa obra é um passo muito importante para o desenvolvimento do município, onde a Cosama assume a responsabilidade em operar o sistema de abastecimento. O objetivo da fiscalização é acompanhar e verificar o controle da execução das obras para que seja entregue em tempo hábil.”, ressalta o engenheiro fiscal responsável, Renan Barbosa, gerente de Projetos e Obras da Companhia.

O projeto é financiado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). O valor de investimento para a execução da obra do Complexo de Tratamento do município de Boca do Acre é de R$ 8.254.000,00 (oito milhões, duzentos e cinquenta e quatro mil reais).