Início » Novembro Azul: ações nas unidades de saúde na zona rural e zona oeste se intesificam
Manaus Saúde

Novembro Azul: ações nas unidades de saúde na zona rural e zona oeste se intesificam

Em continuidade às ações de prevenção e promoção da saúde do homem, a Prefeitura de Manaus está intensificando, ao longo desta semana, a oferta de ações e serviços da assistência básica, com foco no público masculino, em unidades dos Distritos de Saúde (Disa) Oeste e Rural. As atividades, coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), fazem parte do “Novembro Azul”, mês de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

Até a sexta-feira, 24/11, nove Unidades de Saúde da Família (USFs) dos Disas Oeste e Rural terão reforço na oferta de serviços voltados à saúde do homem, sendo uma unidade por dia em cada distrito. Nesta terça, 21/11, as ações de intensificação ocorreram na USF Leonor de Freitas, no bairro Compensa, e na USF Rural São Pedro, na avenida Torquato Tapajós. 

Nas USFs, é intensificada a oferta de consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, aferição de pressão arterial e glicemia, atualização vacinal, auriculoterapia, avaliação do pé diabético e testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites. As equipes multiprofissionais realizam também rodas de conversa com usuários sobre temas como atividade física, alimentação saudável, saúde bucal, álcool e tabagismo, entre outros. 

O chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem, Meirivaldo Maia, ressalta que, em conjunto com a intensificação da oferta de serviços em unidades específicas, a Semsa Manaus também vem reforçando as ações do “Novembro Azul” na rotina de todas as demais unidades básicas da rede municipal de saúde. 

“Queremos incentivar a população masculina a buscar os serviços de assistência à saúde, não apenas neste mês como em todo o restante do ano. Para isso, estamos promovendo acesso facilitado e acolhimento de qualidade do público masculino em todas as unidades”, relata. 

Agenda 

A programação de intensificação da oferta de serviços do “Novembro Azul” segue nesta quarta-feira, 22/11, na USF Dom Milton Correa, no bairro Santo Agostinho, e na USF Ajuricaba, no conjunto homônimo do Alvorada, ambas na zona Oeste; e na USF Rural Ada Viana, na comunidade Nova Canaã, no Km 41 da rodovia BR-174. 

Na quinta-feira, 23/11, a ação de intensificação ocorre na USF Deodato de Miranda Leão, no bairro Glória, e na USF Rural Pau Rosa, no Km 15 do ramal do Pau Rosa, no Assentamento Tarumã-Mirim. E, na sexta, 24/11, será a vez da USF Santo Antônio, no bairro de mesmo nome da zona Oeste, e da USF Rural Ephigênio Salles, no ramal Água Branca 2, Km 45 da AM-010. 

As ações de intensificação nas USFs iniciam sempre 8h, seguindo até as 15h, nas unidades da zona Rural, e até as 17h, nas unidades das zonas urbanas da capital. 

Extramuros 

Além das ações nas unidades, a programação do “Novembro Azul” vem promovendo ações extramuros, em locais com maior concentração do público masculino, como distritos e quatro canteiros de obras em todas as zonas da capital. Nesta semana, a agenda abrange distritos de obras nos bairros Coroado, Cidade de Deus, Colônia Antônio Aleixo e Novo Israel, e canteiros da construção civil no Adrianópolis e Ponta Negra. 

Em outra frente, as equipes da Semsa Manaus também estão levando ações de saúde aos Comandos de Policiamento de Área (CPA) da Polícia Militar. Os atendimentos, que já alcançaram os CPAs Norte e Oeste, chegam ao CPA Sul, no bairro Colônia Oliveira Machado, na quinta-feira, 23/11, das 8h às 12h. 

Meirivaldo Maia assinala que as ações fora das unidades de saúde visam ampliar o alcance das ações de prevenção e promoção da saúde, pontuando que os homens costumam ter maior resistência em buscar o serviço de saúde para prevenir doenças ou mesmo monitorar condições já instaladas. 

“Nossa proposta é levar serviços da atenção básica a locais de grande concentração de homens, de modo a superar resistências e sensibilizar esse público acerca da importância do cuidado em saúde para a qualidade de vida e o bem-estar”, conclui.