Início » Tecnologias inovadoras impulsionam o cenário empresarial
Notícias Corporativas

Tecnologias inovadoras impulsionam o cenário empresarial

O potencial dessas tendências é fundamental para construir um futuro mais inovador e sustentável para os negócios

Na era digital em constante evolução, as tecnologias estão desencadeando uma verdadeira revolução nos negócios ao impulsionar uma transformação digital abrangente em diversos setores. Além de redefinir a forma como conduzimos nossas atividades empresariais, as tecnologias disruptivas estão sendo amplamente adotadas devido aos benefícios significativos que oferecem.

De acordo com uma pesquisa recente realizada pela empresa de consultoria McKinsey & Company, constatou-se que a adoção da inteligência artificial nas companhias do mundo dobrou em apenas quatro anos, de 2018 até 2022. Além disso, um estudo do Fórum Econômico Mundial revelou que a transformação digital impulsionada por essas tecnologias está estimada para gerar US$100 trilhões de valor nos negócios globais até 2025.

Essas estatísticas demonstram claramente o impacto positivo e o potencial dessas inovações no cenário empresarial, impulsionando o crescimento e a competitividade das organizações. De acordo com Paula Romano, Head de Operações na Knewin, uma empresa especializada no setor de análise de dados e inteligência de mercado, ela destaca que “a adoção das tecnologias disruptivas torna-se essencial para impulsionar a inovação e manter a competitividade no cenário atual”.

Segundo ela, o rápido avanço dessas tecnologias está redefinindo a forma como as empresas operam, oferecendo oportunidades para otimizar processos, tomar decisões baseadas em dados e se adaptar às demandas do mercado em constante evolução. Ela ressalta que, diante desse contexto, as empresas que não acompanharem essas transformações correm o risco de ficarem para trás e perderem competitividade no mercado.

O relatório “Top 10 Emerging Technologies 2023”, do Fórum Econômico Mundial em colaboração com Frontiers, reúne as perspectivas de mais de 90 acadêmicos, líderes da indústria e futurólogos de 20 países ao redor do mundo, destacando as tecnologias mais propensas a influenciar pessoas e o planeta nos próximos três a cinco anos. Desde soluções sustentáveis que ajudam a combater as mudanças climáticas até modelos generativos de IA que representam uma mudança radical, a lista inclui as seguintes tendências:

– Inteligência Artificial (IA): A IA está transformando todos os aspectos das atividades empresariais, automatizando tarefas, baseando decisões em dados e aumentando a eficiência e a produtividade em diversos setores. Suas vantagens incluem automatização de processos, tomada de decisões baseada em dados e análises, além da melhoria da eficiência e produtividade.

– Combustíveis Sintéticos: A aviação é responsável por 2% a 3% das emissões globais de CO2. Para enfrentar o desafio da eletrificação de aeronaves, o uso de combustível de aviação sustentável (SAF) é uma solução. Atualmente, os SAFs cobrem cerca de 1% da demanda de combustível da aviação, mas espera-se aumentar para 13-15% até 2040 para alcançar emissões líquidas zero até 2050.

– Computação sustentável: A computação sustentável visa lidar com o aumento da demanda por poder de processamento de dados devido ao crescimento da IA e da computação em nuvem. Soluções como refrigeração por água, reutilização de calor excedente e otimização do uso de energia em tempo real estão sendo desenvolvidas para tornar os centros de dados mais eficientes e reduzir o consumo de energia. 

Tecnologias que estão impactando o mundo empresarial 

Outras tecnologias mencionadas em uma pesquisa realizada pela empresa digital SAP, com 797 empresas, o uso de tecnologia da informação é uma tendência irreversível em todo o mundo. As empresas estão buscando otimizar suas operações em todas as áreas por meio de um aumento crescente no uso de TI. A pesquisa revela que as tecnologias inteligentes mais utilizadas atualmente pelas empresas são:

 – Big Data e Análise de Dados: Essas tecnologias são capazes de extrair informações valiosas, identificar padrões e tendências, e aprimorar a tomada de decisões baseada em dados. Suas vantagens englobam a identificação de padrões e tendências, e a melhoria da eficiência operacional.

– Blockchain: Além de ser conhecido como a base das criptomoedas, o blockchain é um registro digital descentralizado que garante segurança e transparência nas transações. Essa tecnologia está sendo aplicada na gestão da cadeia de suprimentos, na votação eletrônica e na proteção de propriedade intelectual. 

– Internet das Coisas (IoT): A IoT está transformando a interação entre dispositivos e objetos do cotidiano, permitindo a coleta e o compartilhamento de dados, além do controle remoto de dispositivos. Embora desafios de segurança e privacidade persistam, a IoT continua otimizando processos e automatizando tarefas.

– Web 5.0: A próxima geração da web oferece controle descentralizado de identidade, simplificando o acesso a serviços online por meio de uma única conta. Com essa tecnologia, os usuários podem transferir suas preferências e dados entre diferentes plataformas, garantindo maior segurança e privacidade.

– Realidade Virtual (RV): A RV oferece experiências imersivas em setores como entretenimento e treinamento empresarial. Com a capacidade de criar ambientes simulados, essa tecnologia permite a exploração de mundos virtuais, simulação de situações perigosas e proporciona uma nova forma de interação.

– Impressão 3D: A fabricação aditiva, também conhecida como impressão 3D, revolucionou a indústria, permitindo a criação rápida de protótipos, personalização de produtos e produção localizada. Essa tecnologia oferece flexibilidade de design, redução de custos e tempo, além de viabilizar a produção de peças sob demanda.

Essas tecnologias estão impulsionando a inovação e remodelando diversos setores. Compreender e aproveitar o potencial dessas tendências é fundamental para construir um futuro mais inovador, responsável e sustentável para os negócios, como destaca Paula Romano, Head de Operações na Knewin.