Início » Unisa abre curso de Medicina em seu campus de Guarulhos
Notícias Corporativas

Unisa abre curso de Medicina em seu campus de Guarulhos

Curso terá 143 vagas e já tem processo seletivo aberto para o 2º semestre de 2023

A Universidade Santo Amaro (Unisa) anuncia a abertura do curso de Medicina em seu campus na Cidade de Guarulhos (SP). A medida se dá após autorização do Ministério da Educação, com nota máxima (conceito 5).

O curso terá 143 vagas e já tem Processo Seletivo aberto para o 2º semestre de 2023. O candidato interessado poderá se inscrever para ingressar por meio de realização de prova ou nota do ENEM. O edital e as orientações já estão disponíveis no site da empresa.

O campus da Unisa na cidade de Guarulhos fica às margens da Rodovia Presidente Dutra, ao lado do Autoshopping Internacional. O espaço já abriga estrutura para aulas, como salas e laboratórios. A instituição também conta com convênios com importantes equipamentos de Saúde do município, como o Hospital Padre Bento, a Maternidade JJM e o Hospital da Criança e do Adolescente.

“Chegamos para somar com Guarulhos e, principalmente, para possibilitar que histórias de futuros médicos sejam escritas, os quais, com certeza, sairão da Universidade com uma visão mais humana, de respeito à vida”, destaca o Prof. Dr. Henrique Mantoan, médico oncologista e diretor do curso de Medicina da Unisa.

O curso de Medicina da Unisa completa 55 anos em 2023. A graduação foi a primeira da Universidade, nascida para atender às demandas sociais da região Sul da cidade de São Paulo.

Ao longo de mais de cinco décadas, formou milhares de médicos, muitos de referência nacional, como é o caso do cardiologista Roberto Kalil Filho.

O objetivo da instituição é levar, em Guarulhos, a mesma qualidade que assegurou ao curso a acreditação pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas, do Conselho Federal de Medicina, após análise criteriosa de seu processo de ensino.

O curso de Medicina da Unisa investe fortemente na formação médica com consultórios de simulação, um laboratório de anatomia com um dos maiores acervos de peças anatômicas humanas do país, um Centro de Simulação em Saúde e dezenas de laboratórios de pesquisa. Além disso, a universidade possui parcerias com importantes instituições de ensino internacionais, para a promoção de intercâmbios e pesquisas conjuntas, e atua com Projetos de Extensão e Responsabilidade social, realizando 500 mil atendimentos sociais por ano – incluindo ações desenvolvidas pelo curso de Medicina e outras, cujos destaques são os projetos Rondon, Doutores das Águas e Expedição para Continuar Sonhando.

Residência Médica

O curso de Medicina da Unisa tem sua excelência atestada pela aprovação de Programas de Residência Médica, devidamente avaliados pelas sociedades médicas e pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), nas áreas de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria e Neonatologia, Psiquiatria, Cirurgia Geral e Cirurgia Videolaparoscópica, Medicina de Família e Comunidade, Dermatologia e Anestesiologia.

O curso ainda mantém convênios com hospitais da rede pública estadual e municipal de São Paulo e Guarulhos, bem como com outros complexos assistenciais privados filantrópicos.

Dessa forma, o portfólio das unidades hospitalares para os cursos da Saúde da Unisa inclui mais de 2.500 leitos hospitalares, 120 salas de atendimento ambulatorial e aproximadamente 10 cenários de atendimento para urgências e emergências, muitos em Guarulhos. São eles: Hospital-Escola Wladimir Arruda (hospital próprio), Hospital Geral do Grajaú, Hospital Geral de Pedreira, Hospital Municipal de Parelheiros, Hospital Estadual de Vila Alpina, Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Hospital do Servidor Público Estadual, Hospital Municipal do Campo Limpo, Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Interlagos, Hospital e Maternidade Interlagos, Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, Hospital e Maternidade Jesus, José e Maria (JJM) – Guarulhos, Hospital Municipal da Criança e do Adolescente – Guarulhos, Hospital Municipal de Urgências – Guarulhos, ADID (Associação para desenvolvimento integral de Down), Casa de David – Tabernáculo espírita para excepcionais, Casas André Luiz – Guarulhos e Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos.