Início » Caprichoso e Garantido iniciam coleta de isopor residual das alegorias para destinar à reciclagem
Amazonas

Caprichoso e Garantido iniciam coleta de isopor residual das alegorias para destinar à reciclagem

‘Recicla, Galera’ doou 200 big bags para cada boi destinar corretamente os isopores 

Os bois Caprichoso e Garantido já começaram a fazer a coleta das sobras de isopor que restaram da confecção das alegorias para o 56º Festival Folclórico de Parintins. Nesta quarta-feira (28/06), as agremiações receberam mais 50 big bags, para armazenamento do material, que será enviado para reciclagem, em Manaus.

A ação é promovida por meio do “Recicla, Galera”, projeto do Governo do Amazonas, realizado em parceria com a Coca-Cola Brasil, por um festival de 2023 mais sustentável. Este é o segundo ano que a iniciativa garante a destinação correta dos isopores produzidos pelos bumbás, segundo explica a secretária Executiva de Gestão Ambiental da Sema, Fabrícia Arruda.

“O isopor é um dos resíduos mais produzidos durante o Festival, por ser a matéria-prima principal das alegorias. A sua destinação também é um grande desafio, por ter muito volume e pouco peso. Com essa frente de ação, que ocorre pelo segundo ano consecutivo, nós vamos evitar que os resíduos sejam destinados a aterros e lixões ilegais, garantindo que ele tenha uma destinação ambientalmente correta”, disse.

Ao todo, cada boi recebeu 200 big bags, que são uma espécie de grandes sacolas para transportar materiais sólidos ou pastosos em grande volume. Com a entrega, cada boi terá a capacidade total de armazenar 3 toneladas de isopor.

Além das sobras não utilizadas durante a confecção das alegorias deste ano, as agremiações também farão a destinação dos isopores limpos das estruturas após o Festival, sem resíduos de cola ou tinta. Depois da coleta, o “Recicla, Galera” fará o transporte do material para Manaus, onde uma empresa fará o processamento e envio do resíduo para mercados no Sul e Sudeste do país.

Com informações da assessoria.