Início » No mês do Livro e Literatura infantil, o projeto Mania de Ler realiza ações no interior do Amazonas
cultura

No mês do Livro e Literatura infantil, o projeto Mania de Ler realiza ações no interior do Amazonas

FOTOS: Divulgação/ Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia do Amazonas, o projeto Mania de Ler levou nesta terça-feira (11/04), diversidade literária e contação de histórias ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Marcelino Vieira e à Escola Municipal Indígena Beija Flor, Escola Municipal 13 de Maio, no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). 

As ações fazem alusão ao mês do livro, que celebra a literatura infantil no Brasil e no mundo, por isso, o projeto percorrerá outras escolas de comunidades ribeirinhas e municípios durante o mês. 

O projeto proporciona uma imersão da literatura para crianças de todas as idades e trabalha a importância do hábito da leitura. O secretário de cultura, Marcos Apolo Muniz, ressalta o empenho da gestão em integrar o interior em projetos artísticos e literários.

“Temos essa preocupação de apoiar projetos que integram o cenário artístico do estado. O Mania de Ler tem sido um grande elo na integração literária de muitas crianças, que participam em locais públicos. Por meio desse apoio da gestão, o projeto pode chegar a comunidades e bairros mais isolados da capital e do interior. É de grande importância ter as bibliotecas volantes atuando, pois há um acervo repleto e diversificado para as crianças descobrirem de quais livros gostam mais e despertarem esse interesse essencial pela leitura”, afirma Marcos Apolo. 

Para a gerente do projeto, Oiana Couto, a presença do Mania de Ler no interior destaca um grande papel social: oportunizar crianças com leitura de qualidade.

“As Bibliotecas Volantes são modernas e adaptadas e possibilitam que a leitura de boa qualidade chegue em lugares distantes. Com o apoio do Governo, por meio de editais, divulgações e publicações de autores amazonenses, conseguimos ampliar o alcance do projeto, que tem aproveitado oportunidades para ampliar e estimular o hábito da leitura nas crianças, que é algo maravilhoso”, conta Oiana. 

O projeto tem um repleto acervo nas bibliotecas e, atualmente, acontece aos domingos, das 16h às 19h, no Largo de São Sebastião. Outras informações sobre o projeto podem ser encontradas nas redes sociais @culturadoam e no Portal da Cultura (https://www.cultura.am.gov.br/).  

Confira as próximas escolas a serem visitadas:

Quarta-feira (12/04)
Local: 
Zona Ribeirinha, Tarumã Mirim, Escola Municipal Dian Kely
OBS: 
Sem as bibliotecas volantes. A equipe do Mania de Ler estará no local 


Quinta-feira (13/04)
Local: 
Escola Municipal São Francisco, Rio Preto da Eva
Local: 
Escola Municipal Menino Jesus, Rio Preto da Eva

Domingo (16/04)
Local: 
Largo de São Sebastião 
Horário: 
16h às 19h