Início » Prefeitura abre inscrições para primeira visita in loco do programa ‘Vivendo o Nosso Centro’, no dia 12
cultura

Prefeitura abre inscrições para primeira visita in loco do programa ‘Vivendo o Nosso Centro’, no dia 12

Dando início à série de vivências, experiências de imersão e educação patrimonial no centro histórico, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), abre as inscrições para a primeira visita in loco do programa “Vivendo o Nosso Centro”, que acontece no dia 12 de agosto, das 8h às 12h.

Para participar da atividade, os interessados devem fazer inscrição gratuita pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdWxJtBULd91H5UyqkrjIAKnuTT50b3NRPhiwP5jq0VlfdBkg/viewform, que dará acesso ao tour patrimonial, cultural e educativo em espaços da capital, aos sábados.

O circuito de visita terá como ponto de encontro a praça Dom Pedro II; seguindo para o Museu da Cidade (Paço da Liberdade) e rua Bernardo Ramos. As primeiras obras do “Nosso Centro”, que estão sendo realizadas no complexo de São Vicente – mirante Lúcia Almeida, largo de São Vicente e casarão Thiago de Mello –, estão no tour, incluindo uma passagem pela travessa Carolina. O circuito finaliza com uma ida ao Palácio Rio Branco.

Ao todo, serão oito dias de visitas programadas, com duração máxima de quatro horas, com grupos pré-inscritos de até 25 pessoas. As inscrições são encerradas assim que a quantidade máxima for atingida.

Com coordenação da Gerência de Patrimônio Histórico (GPH), ao final de cada visita, os participantes vão receber um certificado de atividade extracurricular complementar. Em todos os pontos, haverá contextualização histórica e arquitetônica com ênfase nos estilos e tipologias e, no caso das intervenções em curso pela prefeitura, a ênfase será no tipo de construção e adaptação ao novo uso.

A ideia é realizar o projeto de educação urbana patrimonial para grupos da sociedade civil e acadêmicos, tendo acompanhamento de técnicos e profissionais do Implurb e secretarias convidadas e envolvidas, com suporte da Comissão Técnica para Implementação e Revitalização do Centro Histórico de Manaus.

“A educação patrimonial e o fato de estarmos convidando a sociedade em geral a conhecer, enquanto estamos em execução das obras, tem o valor não só do pertencimento, mas é uma oportunidade para os profissionais da área, para aqueles que estão em formação e têm interesse no assunto, terem um contato, o equilíbrio entre teoria e a prática. Nos espaços públicos, a conservação, valorização e preservação do patrimônio urbano existente é essencial. O nosso conjunto arquitetônico é um marco atrativo e oferece funções de transitar, entreter, comercializar, morar e ter essa vida em um local de memória da cidade, tornando-o parte do cenário cotidiano”, comentou a gerente do GPH, arquiteta e urbanista Melissa Toledo.

A educação patrimonial é um processo sistemático como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo, que busca levar à sociedade em geral, crianças, adolescentes e adultos, a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança. Este processo conduz ao reforço da autoestima dos indivíduos e comunidades e à valorização da cultura, compreendida como múltipla e plural.

Território

A revitalização, requalificação e regeneração do Centro Histórico de Manaus tem como foco o melhor aproveitamento da região central, local que guarda valorosa riqueza cultural e patrimonial. O “Nosso Centro” visa o resgate econômico da área, envolvendo ações de economia, turismo, história, empreendedorismo, cultura, arte e habitação.