Início » ‘Operação Natal’ é lançada para otimizar trânsito em Manaus”
Manaus

‘Operação Natal’ é lançada para otimizar trânsito em Manaus”

Ordenamento do trânsito, fluidez de veículos e segurança viária são alguns dos objetivos da operação “Natal”, lançada, nesta quarta-feira, 22/11, pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), nas esquinas das avenidas 7 de Setembro e Eduardo Ribeiro, no Centro, zona Sul. A operação ocorre, principalmente, no centro comercial, imediações de shopping centers e áreas comerciais em bairros da capital e irá se estender até o final do ano.

Além das ações no Centro, haverá reforço no efetivo diário de fiscalização com a presença de agentes de trânsito distribuídos nas demais áreas comerciais da cidade, como a avenida J, no bairro Alvorada; avenida Francisco Queiroz, no Manoa; rua do Comércio no Parque 10 de Novembro; avenida Autaz Mirim, no bairro Jorge Teixeira; e nos shopping centers de todas as zonas de Manaus.

O vice-presidente de Transporte do IMMU, Edson Leda, falou sobre a atuação dos agentes de trânsito nos locais de grande movimentação de pessoas no final de ano. 

“Estaremos com o efetivo reforçado, não somente na área central, mas em todos os locais onde há áreas comerciais na cidade, para que possamos dar mais fluidez ao trânsito e para que pessoas que vêm até o Centro, ou a essas áreas comerciais, possam se deslocar em segurança. Concentramos uma força maior aqui no Centro, mas também nas periferias da cidade e em áreas comerciais”, frisou.

Leda ainda destacou que a operação contará com atuação de até 110 agentes de trânsito. “Juntamente com as nossas equipes de trânsito teremos outras equipes da prefeitura e, por determinação do prefeito David Almeida, estaremos trabalhando com a transversalidade com outras secretarias. Teremos aproximadamente de 100 a 110 agentes atuando em todos os pontos da capital”, afirmou.

Os agentes de trânsito irão atuar no centro comercial, visando otimizar vagas do estacionamento rotativo e coibir estacionamento irregular na região. Os agentes irão monitorar o trânsito em postos fixos, em motos e viaturas para controlar a circulação de veículos e pedestres, garantindo a fluidez do tráfego e a segurança na travessia de pedestres.

Além da ação de agentes, os fiscais de Transporte do IMMU irão atuar no ordenamento de pontos de táxis e ainda fiscalizar o serviço e transporte coletivo.

Paralelo à presença física dos agentes, também haverá o monitoramento do trânsito por meio de câmeras do Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e a população pode colaborar com informações e ainda tirar dúvidas pelo Disque Trânsito 0800 092 1188.