Início » Segurança em foco: Prefeitura promove debate sobre proteção de crianças e adolescentes no ambiente escolar
Educação Manaus

Segurança em foco: Prefeitura promove debate sobre proteção de crianças e adolescentes no ambiente escolar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na última quinta-feira (23), o seminário “Um Diálogo Multidisciplinar sobre Segurança nas Escolas”, voltado a discutir a proteção de crianças e adolescentes no ambiente escolar. A ação aconteceu no auditório da secretaria, localizado no Parque 10, zona Centro-Sul. 

Durante o evento, o subsecretário de Administração e Finanças, Lourival Praia, falou sobre a relevância da segurança das escolas. 

“É um assunto importante que trata da segurança nas escolas da rede municipal. Nós temos um cuidado especial com esses alunos e esse assunto violência é complexo, mas a gente trabalha com impacto tanto interno, de cuidar da relação interpessoal dos professores e alunos, mas também a violência externa da escola. Esse seminário, que é o primeiro que está sendo realizado, discute ações realizadas e ações que podem aprimorar a segurança nas escolas”, explicou Praia. 

O objetivo do seminário é reunir gestores escolares do Ensino Fundamental 1 e 2 para uma discussão aprofundada sobre a importância da segurança nas escolas. A coordenadora do Programa Segurança na Escola (Proseg), Ilenilda de Araújo, falou sobre a importância desta iniciativa da Prefeitura de Manaus. 

“O seminário tem como objetivo alinhar as ações das propostas de segurança nas escolas. Nós estamos com esse programa há algum tempo, então reunimos as escolas para alinhar juntos com todos os gestores para que possamos ter uma ação eficaz diante dos eventos de ameaças que temos enfrentando nas escolas. É uma tarefa conjunta com os colegas e com as demais instituições que trabalham com a segurança serem estabelecidas nas nossas escolas”, disse a coordenadora. 

O evento contou com a presença de gestores do Ensino Fundamental Anos Finais e Iniciais, chefes de Divisão Distrital Zonal (DDZ) e autoridades da polícia. 

“O seminário é importante para nós gestores e para a comunidade escolar, para nós tratarmos de experiências sobre a violência e principalmente a respeito da cultura de paz, para trabalhar a prevenção das escolas, que a escola não é lugar de violência, é lugar de paz. Lá o aluno tem que se sentir bem e acolhido, e nós precisamos estar preparados para isso”, finaliza Erika Calheiro, gestora da escola municipal Rodolpho Valle.