Início » Sistema da rede básica de saúde recebe prêmio de inovação em Transformação Digital
Manaus Saúde

Sistema da rede básica de saúde recebe prêmio de inovação em Transformação Digital

O sistema iTB, da Prefeitura de Manaus, foi um dos contemplados no Prêmio Transformação Digital na Saúde 2023, entregue na última semana, em Brasília (DF). Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para o acompanhamento e gestão da tuberculose na rede básica, a ferramenta ficou em 2º lugar na categoria Complexo Econômico Industrial da Saúde 5.0 e ganhou o Selo Inovação em Transformação Digital. Outra aplicação da Semsa, o painel de atenção à gestante “Glenda” foi um dos finalistas e recebeu Menção Honrosa.

O anúncio dos contemplados na premiação nacional ocorreu na última quarta-feira, 29/11, dentro da programação da 6ª Feira de Soluções para a Saúde, na capital federal. As ferramentas da Semsa foram apresentadas no evento via teleconferência, ao lado de outras 54 soluções digitais de todas as regiões do país.

Além do selo conferido ao iTB, as duas aplicações da Prefeitura passarão a compor o Repositório Institucional da feira, disponível no endereço feira.agora.fiocruz.br. Os integrantes das equipes receberão ainda certificados individuais de premiação, no caso do iTB, e de menção honrosa, no do Glenda.

As duas soluções digitais foram desenvolvidas por técnicos da Diretoria de Inteligência de Dados (DID), em conjunto com equipes do Núcleo de Controle da Tuberculose, no caso do iTB, e do Distrito de Saúde (Disa) Sul, no do Glenda.

A diretora de Inteligência de Dados da Semsa, Sanay Pedrosa, disse que o reconhecimento do iTB e do Glenda é motivo de felicidade para ela e para os técnicos envolvidos, confirmando a atuação das equipes no sentido da inovação em saúde, utilizando dados para a construção de soluções com potencial para auxiliar os profissionais da atenção básica e ofertar cada vez mais serviços de qualidade para a população.

“O reconhecimento em um evento como esse mostra que estamos alcançando nossos objetivos, de oferecer para a Semsa instrumentos que possibilitem tomadas de decisões mais assertivas e uma gestão mais eficiente. Estamos muito felizes”, afirma a gestora.

O chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose, Alexandre Bruce, assinala que o sistema pode não só contribuir para a melhoria dos indicadores da tuberculose, como propiciar avanços no enfrentamento da doença na capital.

“Temos a expectativa de que o iTB, por meio do monitoramento dos casos, trará resultado positivo no desafio de diminuir os índices de abandono do tratamento da tuberculose, o que contribuirá para a quebra da cadeia de transmissão da doença no município”, aponta o gestor, ressaltando que a Semsa já tem 747 servidores cadastrados e capacitados para uso do sistema, hoje implementado em 53 unidades de saúde e com a previsão de alcançar toda a rede.

Aprimoramento

Desenvolvido em conjunto por técnicos da Diretoria de Inteligência de Dados e do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, o iTB traz recursos para gestão e monitoramento de usuários com a doença na rede básica. O sistema otimiza o processo de trabalho no serviço de saúde, a partir da integração e sistematização de dados de usuários.

Por meio do iTB, as equipes de saúde que fazem o monitoramento de casos e de seus contatos recebem alertas, indicando, por exemplo, a necessidade de realização de exames ou o atraso nas consultas de acompanhamento. O sistema oferta ainda recursos voltados à gestão da saúde, como painéis e estatísticas com georreferenciamento.

Em uso nas unidades básicas desde o ano passado, o Glenda assiste o trabalho das equipes de saúde que fazem o acompanhamento pré-natal, possibilitando o acesso rápido a informações de saúde das gestantes por médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.

A aplicação foi desenvolvida por servidores da Inteligência de Dados e do Distrito de Saúde Sul da Semsa, com base na plataforma PowerBI, e também conta com funcionalidades voltadas a gestores da saúde.

Reconhecimento

O Prêmio Transformação Digital na Saúde reconhece as tecnologias relacionadas à transformação digital para a saúde que possam ser aplicadas no Sistema Único de Saúde (SUS). A entrega da premiação marcou o encerramento da 6ª Feira de Soluções para a Saúde, realizada no período de 27 a 29/12, pela Fiocruz Brasília, em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

A premiação nacional contemplou 15 soluções digitais voltadas à área da saúde, em cinco categorias. Ao todo, 56 ferramentas disputaram nesta edição, selecionadas dentre 422 inscritas, dos eixos social, tecnológico/industrial e de serviços, relacionadas à prevenção, cuidado, diagnóstico, tratamento, vigilância, gestão ou combate a vetores de doenças.