Início » Secretário admite falhas em gestão da Saúde e deputado critica: “raiz dos problemas”
Política Saúde

Secretário admite falhas em gestão da Saúde e deputado critica: “raiz dos problemas”

O deputado estadual Wilker Barreto repercutiu nesta terça-feira, 12, as declarações do secretário de Estado de Saúde (SES-AM), Anoar Samad, dadas durante a reunião virtual de Apresentação do Relatório do 2º e 3º Quadrimestral da Saúde, na última segunda-feira (11). Durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o parlamentar criticou a afirmação do titular da pasta de que a urgência e emergência da rede pública estadual “é uma das melhores do País”.

Em seu pronunciamento na tribuna, Wilker rechaçou a fala do secretário e que isso não reflete a realidade vivenciada nos principais hospitais do Amazonas.

“Como é que o secretário vai buscar melhorar, se ele já acha que está bom? E não está, o negócio é sério. Será que ele não foi no 28 de Agosto, no João Lúcio, no Platão Araújo, nas UBSs, no Delphina? Eu preciso repercutir para o Amazonas do que eu venho batendo ao longo desses anos: gestão”, afirmou o deputado.

Outra declaração do secretário e criticada por Barreto foi acerca de sua gestão na pasta da saúde. Questionado sobre o tema, Anoar afirmou que faz gestão de gastos, mas sobre gestão de pagamentos, ele salientou que “alguém tem que me ensinar”, o que para Barreto, comprova a falta de preparo do secretário.

“Nós temos a raiz do problema, o secretário de saúde publicamente admite que não sabe gerenciar. Sou economista, no linguajar nosso é execução financeira, o orçamentário é o planejamento, o financeiro é execução. Quando ele fala publicamente que não sabe fazer gestão, porque ele se encontra na pasta?”, ponderou.

Por fim, Wilker aproveitou para tecer críticas à atual gestão do Governo por manter o secretário na pasta do comando da saúde. “Se o governador o mantiver no cargo, ele está assumindo publicamente que essa incompetência gerencial tem a sua anuência. O que acontece hoje na saúde do Amazonas é um cego guiando o outro”, disparou o parlamentar.