Início » Em Careiro da Várzea, Idam dá início à primeira etapa do Programa + Pecuária Brasil 
Economia

Em Careiro da Várzea, Idam dá início à primeira etapa do Programa + Pecuária Brasil 

FOTOS: Divulgação/Idam

Nesta fase, é prevista a inseminação de 100 vacas, em um total de 500 prenhezes previstas para o rebanho do município

Em Careiro da Várzea (a 25 quilômetros da capital), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) realiza mais uma etapa do Programa + Pecuária Brasil, que visa o fortalecimento da pecuária local por meio do melhoramento genético dos rebanhos. A atividade, iniciada nesta quarta-feira (27/09), consiste na aplicação de hormônios reprodutivos nos animais para indução do cio. 

O município é o quarto a ser beneficiado, em um total de sete cadastrados pelo sistema Sepror no Amazonas. Até o momento, foram inseminadas 134 vacas em Autazes, Barreirinha e Parintins, com uma taxa de prenhez acima de 80%, um resultado considerado excelente pela coordenação do projeto.

A coordenadora do programa no Idam, Maria Oliveira, explica que o instituto foi responsável por realizar a seleção das propriedades rurais com condições de participar das atividades e participar ativamente de todas as etapas, desde a realização do protocolo até o diagnóstico de prenhez (DG).

 “Fizemos visitas técnicas nas propriedades com o objetivo de avaliar a estrutura e a alimentação ofertada aos rebanhos, para iniciar os ciclos de inseminação, que serão realizados a cada 60 dias”, explicou.

Próxima etapa 

Após a aplicação dos hormônios, realizada pela veterinária da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), serão aguardados oito dias para um novo processo hormonal e em seguida a inseminação das vacas e, posteriormente, o diagnóstico gestacional. 

“O programa realiza 100 inseminações por ciclo e ao todo a meta é de 500 prenhezes confirmadas para o município, com possibilidade de renovação por até três anos. Neste primeiro momento vamos inseminar as 100 vacas, com 60 dias a nossa equipe retorna, faz o diagnóstico gestacional e nas vacas que não estiverem prenhas, iremos refazer o protocolo e adicionaremos mais animais”, ressaltou a coordenadora.

+ Pecuária Brasil 

O programa é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre Conafer e Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), o Idam e a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer). No estado, o programa está em fase de implementação e a duração tem previsão de três anos.