Início » Neojiba apresenta dois espetáculos gratuitos no Teatro Amazonas nesta quinta e sexta
cultura

Neojiba apresenta dois espetáculos gratuitos no Teatro Amazonas nesta quinta e sexta

 Jovens do programa do Governo da Bahia já foram aplaudidos de pé nas mais importantes salas de concerto do Brasil e do mundo  

A Orquestra e o Coro do Neojiba, programa do Governo da Bahia, apresentam dois espetáculos no Teatro Amazonas, nesta semana. As sessões ocorrem na quinta e sexta-feira (17 e 18/08), às 20h. A entrada é gratuita, por ordem de chegada. 

Os jovens músicos, que já foram aplaudidos de pé nas mais importantes salas de concerto do Brasil e do mundo, irão apresentar uma ópera brasileira e um concerto sinfônico, com solo da violinista japonesa Midori, uma das maiores intérpretes da atualidade.

A “Turnê da Liberdade” Norte e Nordeste, que conta com o patrocínio da PetroReconcavo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, estreou em Aracaju no dia 5 de agosto, e passou ainda por Maceió (07/08), Recife (08/08) e Mossoró (12 e 13/08). Após os espetáculos em Manaus, Salvador (20/08) recebe os grupos, numa grande celebração aos 200 anos de Independência do Brasil na Bahia.

Em Manaus, a turnê tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Inspiração

A ópera brasileira “Dulcinéia e Trancoso”, que será apresentada nesta quinta-feira (17/08), em Manaus, é inspirada na obra do escritor Ariano Suassuna. O público poderá assistir a uma emocionante e mágica mistura de elementos da cultura ibérica e nordestina. A regência será da maestrina Lucie Barluet, com direção cênica de Chica Carelli e direção de movimento de Luana Serrat. 

Composta em 2009 pelo paraibano Eli-Eri Moura, com libreto de W. J. Solha, a ópera é considerada a primeira ópera armorial, movimento idealizado na década de 1970 por Suassuna para valorizar a arte popular do Nordeste. 

Do mar aos rios

Na sexta-feira (18/08), o concerto sinfônico, regido pelo maestro Ricardo Castro, fundador e diretor-geral do Neojiba, terá obras de compositores brasileiros contemporâneos, como “É doce morrer no mar”, para coro à capela, de Dorival Caymmi e Jorge Amado, e “Canticum Naturale”, do catarinense Edino Krieger, inspirada nos pássaros e rios da Amazônia. A peça terá solo da soprano Emyle França. 

A apresentação também terá compositores europeus consagrados, como o checo Antonín Dvořák, com o “Romance op. 11 para violino e orquestra”, e Robert Schumann, com o “Concerto para violino e orquestra em ré menor”. As peças de Dvořák e Schumann terão como solista a violinista Midori. Midori já participou de uma outra turnê do Neojiba, em 2016, que percorreu as principais salas da Suíça, Itália e França. 

Para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva, o concerto terá intérprete de libras. 

Criado há 16 anos, o  Neojiba tornou-se referência no Brasil e no mundo em desenvolvimento social por meio da música. Esta é a quarta turnê nacional realizada pelo programa, que já recebeu inúmeros prêmios de reconhecimento pelo trabalho que realiza.