Início » Cineclube de Arte recebe ação nacional para incentivar a democratização do cinema
cultura

Cineclube de Arte recebe ação nacional para incentivar a democratização do cinema

O projeto contemplará 40 cidades de todo o Brasil, incluindo Manaus

O Cineteatro Guarany exibirá gratuitamente, no sábado (19/08), o filme “Clube da Esquina: Os Sonhos não Envelhecem”, às 18h30. Por meio do projeto Cinepalco, o Cineclube de Arte apresenta o longa-metragem que conta a história do grupo de artistas mineiros do qual fazia parte o cantor Milton Nascimento. A classificação indicativa da obra é 16 anos.

O filme, dirigido por Dennis Carvalho, relembra o surgimento do Clube da Esquina, um grupo de músicos, compositores e letristas, surgido na década de 1960, em Belo Horizonte. A história retrata o sonho do grupo de jovens de Minas Gerais – entre eles Milton Nascimento – que almejava transformar o mundo por meio da música.

A exibição foi trazida ao Cineclube de Arte por intermédio do Projeto Cinepalco, idealizado pelo Cine Experience, iniciativa que leva para todo o Brasil, por meio dos cinemas, os grandes espetáculos, teatrais e musicais. O objetivo é levar esta arte para públicos que não possuem acesso a essa forma de cultura.

Para Dennis Carvalho, diretor do filme musical, o “teatro na tela” é uma ferramenta que facilita o alcance dos espetáculos para a população geral. “É uma honra poder eternizar e dirigir este espetáculo que será exibido gratuitamente no Brasil. É uma experiência nova, aos 74 anos, em um momento especial da minha vida e carreira”, completa.

O Cineclube de Arte é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o objetivo de fomentar o acesso à cultura e ao cinema no estado do Amazonas.