Início » Qualidade do sono impulsiona inovações no setor de indústria
Notícias Corporativas

Qualidade do sono impulsiona inovações no setor de indústria

Indústrias de cama e enxoval investem em design, tecnologia e matéria-prima premium para garantir um sono de alto padrão

A qualidade do sono vem despertando interesse nas indústrias brasileiras de cama e colchão que vem investindo fortemente em inovações e tecnologias empregadas que garantam mais conforto e benefícios ao sono dos brasileiros.

Segundo relatório do instituto de pesquisa Mordor Intelligence, a roupa de cama é a categoria líder e maior no mercado de têxteis-lar na América Latina. O algodão continua a ser o principal material para a confecção de têxteis de cama e banho, no entanto, o mesmo relatório aponta uma crescente demanda por linho com materiais ecologicamente corretos e investimentos em tecnologias agregadas que oferecem repelente de manchas, secagem rápida e antirrugas.

“Há alguns anos, o segmento era banalizado, não havia nem certificação para colchões. Hoje, as camas ganharam status de protagonistas do quarto; algumas têm até design assinado”, explica Thayse Freiberger, diretora de marketing da Bell’Arte Dreams, empresa especializada em camas, colchões e travesseiros.

Atualmente o mercado dispõe de diversas tecnologias no segmento, como edredons que se adequam à temperatura corporal, tanto para o verão, como no inverno. “Esse tipo de tecnologia térmica funciona por meio da movimentação humana durante o sono, provocada pela sensação de frio/calor e ela equilibra a temperatura, fazendo com que a pessoa durma com mais profundidade, sem a interferência do desconforto térmico”, explica Karen Jorge, consultora de produto da Mundo do Enxoval.

Além de inovação, é importante prezar pela qualidade das matérias primas, por exemplo. O diretor comercial Felipe Carniatto, da Artelassê, rede de lojas de enxovais de luxo, reforça sobre a qualidade aliada ao conforto: “investir em bons materiais como o algodão pima, pode facilitar a manutenção e resistência do produto. Além disso, a qualidade das fibras permite que sejam alongadas, sem a necessidade de emendas, tornando o produto, como lençol, mais durável”.

As tecnologias podem ser aliadas para uma melhor qualidade do sono, e para além do investimento, também é recomendado seguir uma rotina de cuidados com a saúde como alimentação equilibrada, exercícios físicos e higiene do sono, que são indicados pela cartilha informativa da Associação Brasileira do Sono.