Início » Varonis implementa recurso de IA generativa
Notícias Corporativas

Varonis implementa recurso de IA generativa

A Inteligência Artificial incorporada à plataforma da Varonis combina grandes modelos de linguagem (LLMs) com o contexto sobre os dados, identidades, dispositivos e alertas anteriores para gerar instantaneamente manuais de resposta a alertas personalizados

A Varonis, uma das líderes em segurança de dados, acaba de lançar uma nova funcionalidade conectada à sua plataforma Varonis Data Security Platform, com a incorporação da Athena AI, uma IA generativa que agrega aprendizado de máquina e linguagem natural para aumentar a segurança das informações empresariais.

A Athena AI vai oferecer duas funcionalidades principais: a primeira delas, a de condução de uma análise semelhante a que é realizada em um SOC (Security Operations Center), chamada de “AI SOC Assistant” na plataforma, fornece novos insights e ações que vão permitir aos times de segurança descobrir a causa raiz de um alerta, resolver incidentes e fortalecer proativamente seu ambiente muito mais rápido.

A Inteligência Artificial incorporada à plataforma da Varonis combina grandes modelos de linguagem (LLMs) com o contexto sobre os dados, identidades, dispositivos e alertas anteriores – já fornecidos pela solução – para gerar instantaneamente manuais de resposta a alertas personalizados.

A segunda funcionalidade que vai dinamizar o trabalho dos times de segurança é a incorporação da linguagem natural. A Athena AI permite que qualquer profissional de cibersegurança – de qualquer nível – veja e reduza o nível de exposição de dados. As equipes podem usar linguagem natural para obter respostas rápidas e precisas a perguntas como: “Temos algum arquivo contendo senhas abertas na Internet?” ou “Quais usuários acessaram nossos arquivos de folha de pagamento esta semana?”

Inteligência Artificial em múltiplas camadas

A Varonis usa IA há mais de uma década, fornecendo resultados de segurança para clientes com detecção de ameaças patenteada por aprendizado de máquina e recursos inteligentes de controle de acesso. Esta nova camada de IA generativa vem agregar os novos recursos da Inteligência Artificial à solução da empresa.

Para se ter uma ideia, a Athena AI pode ajudar a identificar etapas de remediação para interromper um ciberataque com ferramentas que a empresa já possui — EDRs, SIEMS, firewalls, etc. A solução pode resumir uma investigação ou fornecer um resumo executivo das descobertas – agilizando a investigação de incidentes.

As etapas de correção sugeridas pela Athena AI não apenas ajudam as equipes de segurança a responder rapidamente a um incidente, mas também podem ajudar a encontrar e remediar lacunas de segurança da empresa muito mais rápido do que a realização manual dessa busca.

Os novos recursos serão fornecidos como parte da assinatura da plataforma de segurança de dados nativa da Varonis e estão disponíveis hoje em versão prévia privada. Para obter mais informações, basta acessar www.varonis.com/athena-