Início » Saúde: mais de 1,2 mil novos servidores e reestruturação organizacional
Manaus

Saúde: mais de 1,2 mil novos servidores e reestruturação organizacional

Como parte do compromisso de evoluir cada vez mais na qualidade da atenção primária, a Prefeitura de Manaus vem investindo para a modernização da estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e renovação dos quadros da pasta. Nos 1.000 dias da atual gestão, a secretaria vem sendo amplamente revitalizada com a reorganização das estruturas e atividades, além da admissão de mais de 1,2 mil profissionais aprovados em concurso público.

A prefeitura, por intermédio da Semsa, vem fazendo uma série de avanços na saúde, incluindo a ampliação na cobertura e na qualidade da assistência e dos serviços prestados; revitalização, reforma e construção de unidades básicas; o aumento da cobertura vacinal; a valorização dos profissionais da saúde; além do fortalecimento à saúde da mulher.

Entre os novos profissionais admitidos pela secretaria está Jessica Ayala Lopez, que atua desde janeiro como Especialista em Saúde – Administradora Geral na Semsa. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ela iniciou a carreira também no serviço municipal, atuando na equipe técnica da reforma administrativa da Prefeitura de Manaus, em 2009, o que lhe conferiu uma boa perspectiva do alcance do trabalho que hoje exerce na Semsa.

“Já imaginava que seria no mínimo desafiador, pois, além de se tratar da prestação de serviço essencial à população, eu já conhecia o porte da secretaria”, diz a brasileira-peruana, que vive no país desde 2005.

Jessica ainda atuou por sete anos no Distrito Industrial, antes de se voltar inteiramente ao estudo para concursos, em 2021. Um ano depois, disputou com outros 1.435 candidatos uma das três vagas do cargo que agora ocupa na Semsa Manaus. Ela relata que aplica em seu dia a dia no trabalho não só o aprendizado da sua área de formação, como as virtudes cultivadas na época de estudos intensos para a carreira pública, incluindo organização, perseverança e resiliência.

“Como missão de vida, desejo fazer a diferença na vida da população, por meio do serviço público. Realizo meu trabalho com muito zelo e dedicação, pois reconheço que isso poderá, sim, impactar a vida das pessoas”, declara.

Acolhimento e harmonia

Outra que reforça as ações da atenção básica em Manaus é a médica Zilda Tejada Steckelberg, da Unidade de Saúde da Família (USF) O-48, na zona Oeste. Formada médica de família e comunidade (MFC) pela Escola de Saúde Pública (Esap), da Prefeitura, onde também atua como preceptora bolsista no Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, ela conta que a estabilidade financeira e o trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS) a atraíram para disputar uma vaga de médico clínico geral na Semsa.

“Minha expectativa era poder fazer parte de uma boa equipe de estratégia saúde da família, ter tranquilidade no trabalho e encontrar acolhimento por parte da comunidade que fosse atender”, diz Zilda, que viveu uma grande mudança de vida com a aprovação e admissão na Semsa, em março último. Hoje, ela se reveza entre os atendimentos domiciliares, na USF e na comunidade Parque das Tribos, no bairro Tarumã, zona Oeste, além das atividades na Esap.

Zilda avalia que as soluções em saúde estão ligadas à harmonia entre as necessidades dos pacientes, a abordagem da equipe de saúde e o cenário local, e busca melhores resultados no trabalho junto aos pacientes, com uma abordagem centrada na pessoa e na comunidade. “Acredito que faz parte do meu papel como MFC contribuir para a construção de uma APS mais eficiente e acolhedora, tanto para os usuários quanto para os profissionais que nela atuam”.

Renovação

Até o início de julho, 1.251 servidores já foram nomeados na Semsa Manaus, entre eles médicos, técnicos de saúde bucal, enfermeiros, psicólogos, assistentes em administração, contadores, farmacêuticos, condutores de motolância, engenheiros, cirurgiões-dentistas, analistas de banco de dados, para citar alguns.

O prefeito de Manaus, David Almeida, afirma que a integração dos novos servidores vem trazendo resultados positivos, com a ampliação e o aprimoramento dos serviços ofertados à população na rede básica, contribuindo assim para o fortalecimento da gestão da saúde.

“Cada enfermeiro, médico, assistente administrativo, cada novo trabalhador na equipe da Semsa representa mais serviços ofertados à população, maior cobertura da atenção básica, mais qualidade no atendimento. Já progredimos bastante, com mais de 1,2 mil novos servidores, e vamos progredir ainda mais chamando os demais classificados no concurso”, antecipa o prefeito.

O concurso público da Semsa Manaus foi realizado em 2022 e ofereceu 2.001 vagas, com validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois. As oportunidades oferecidas foram de nível superior, médio, médio técnico e fundamental, divididas em três editais distintos, para cargos de Especialista em Saúde – Médicos, Especialista em Saúde, Assistente em Saúde e Assistente em Saúde Condutor de Motolância e Condutor de Ambulância.

Compromisso 

Para a secretária da Semsa Manaus, Shádia Fraxe, os profissionais admitidos nos últimos meses vêm cumprindo papel relevante de dar suporte às necessidades da rede de saúde e trabalhar para a superação dos desafios do segmento, levando em conta também a perda de servidores decorrente da pandemia de Covid-19.

“O reforço dos quadros é essencial para seguirmos cumprindo o papel da atenção primária de promover a saúde e assistir a população. A realização do concurso público e a chamada dos aprovados são parte do compromisso do prefeito David Almeida com a saúde em Manaus”, diz.

Shádia aponta, entre os principais resultados das ações da prefeitura para revitalização da saúde, a liderança da capital no ranking da atenção básica no Brasil. Nos últimos cinco quadrimestres, o município obteve a maior nota entre as capitais no programa Previne Brasil, que avalia indicadores da saúde básica em todo o país.

“Esse resultado se mantém graças à revitalização da atenção primária, que avançou também com a renovação estrutural da Semsa, no ano passado”, aponta a secretária, citando a Lei nº 2.927, de 5 de julho de 2022, que definiu a nova estrutura organizacional para a pasta.

“Ela substituiu uma estrutura antiga, que vinha de 2013 e não atendia mais às necessidades administrativas e operacionais da Semsa. Com isso, avançamos na gestão de pessoal para seguir ampliando ações e aprimorando os serviços de saúde prestados à população”, conclui a secretária.