Início » Mulher confessa ter incendiado árvore no Centro de Manaus
Manaus

Mulher confessa ter incendiado árvore no Centro de Manaus

Uma mulher não identificada confessou ter incendiado uma árvore oitizeiro na rua Ferreira Pena, no Centro de Manaus, na noite da última segunda-feira (24). O caso ocorreu quando a mulher tentou colocar fogo em alguns objetos que estavam no pé da árvore, mas as chamas se espalharam rapidamente.

A mulher compareceu à Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) e prestou depoimento sobre o ocorrido. Ela explicou que não tinha a intenção de incendiar a árvore, mas que as chamas se espalharam rapidamente.

Uma equipe da delegacia esteve no local para averiguar a situação. A titular da Dema, delegada Juliana Viga, informou que a mulher responderá pelo delito previsto no art. 49 da Lei de Crimes Ambientais e, após a confecção do Termo Circunstanciado de Ocorrência, responderá pelo crime em liberdade.

O fogo foi controlado com baldes de água trazidos de dentro das residências dos moradores da Quadra. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foi acionado e terminou de controlar a situação.

A árvore oitizeiro (Licania tomentosa) permanece em pé, mas com marcas da ação do fogo no tronco. A avenida onde ela está localizada é uma das mais arborizadas do Centro da capital, com 23 espécies somente naquela área.

A delegada Juliana Viga destacou a importância da preservação do meio ambiente e alertou para os perigos de colocar fogo em objetos próximos às árvores. Ela também reforçou a importância de denunciar qualquer tipo de crime ambiental às autoridades competentes.

A mulher não identificada poderá ser condenada a uma pena de até quatro anos de prisão pelo delito de incêndio criminoso.