Início » Familiares de detentos de Manaus exigem fim da suspensão de visitas
Manaus

Familiares de detentos de Manaus exigem fim da suspensão de visitas

Familiares de detentos do sistema penitenciário de Manaus fizeram uma manifestação nesta quinta-feira (25) em frente ao Fórum Ministro Henoch Reis, no bairro São Francisco, na zona Sul, pedindo o retorno das visitas aos presídios. Esta é a segunda manifestação nesta semana. O primeiro ato foi realizado na terça-feira (25) no mesmo local um dia após o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciar que 13 presos serão transferidos para unidades federais.

De acordo com o ministro, o estado do Amazonas vive uma “crise na segurança pública por conta do tráfico de drogas e das disputas entre facções”. Os manifestantes reivindicam o retorno das visitas e afirmam que estão sendo privados de informações sobre os internos.

Desde o dia 14 de julho, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) suspendeu as visitas pelo período de 30 dias. A decisão foi tomada após um atentado contra um agente penitenciário da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), no bairro Santa Luzia, também na zona Sul da capital.

Quatro dias depois do ocorrido, o detento Daniel Silva, de 21 anos, foi morto durante uma briga no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), no quilômetro 8 da BR-174. O presidiário foi ferido por uma arma branca, que ainda não foi identificada, durante uma briga com outro detento. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Delphina Aziz, mas não resistiu aos ferimentos.

Em nota, a Seap informou que desconhece a fonte que originou a lista contendo nomes de internos que, supostamente, seriam transferidos. A Polícia Militar não interferiu na manifestação por considerar que a ação é pacífica e não afeta o trânsito na avenida André Araújo.