Início » Cuidados com o cabelo aumentam para as férias de verão
Notícias Corporativas

Cuidados com o cabelo aumentam para as férias de verão

Com as férias de verão se aproximando, as pessoas precisam estar atentas com o tratamento capilar.

Quando as temperaturas começam a subir no Brasil, as pessoas tendem a passar mais tempo em locais como praias, cachoeiras, rios e piscinas. No entanto, durante o momento de lazer, os cabelos costumam enfrentar desafios consideráveis. Os efeitos do sal do mar, do cloro e, principalmente, a exposição aos raios solares intensos podem impactar a saúde dos fios. É nesse cenário que os cuidados capilares precisam de atenção, garantindo que os cabelos permaneçam saudáveis.

Segundo números da pesquisa Tudo Pra Cabelo, feita em conjunto com a Opinion Box, o ressecamento é a preocupação de 40% das brasileiras durante as altas temperaturas. Já o frizz ocupa a segunda posição no ranking, com 22% das mulheres. Na sequência, 19% das entrevistadas se queixaram da oleosidade, que tende a se acentuar nos dias quentes.

Por isso, é interessante conhecer algumas dicas sobre os cuidados com o cabelo durante o verão:

 

1 – Hidratação pré-férias com cremes e óleos

Antes de embarcar nas férias de verão, é importante dedicar um tempo à preparação capilar. Investir em uma hidratação eficaz promove a saúde e fortalece os cabelos. Recomenda-se a aplicação de máscaras de tratamento, ricas em ingredientes nutritivos. Além disso, apostar na umectação com um bom óleo capilar é uma prática indicada para garantir a vitalidade e a resistência dos fios. De acordo com a pesquisa Tudo Pra Cabelo, as máscaras de tratamento são um investimento realizado por 64% das brasileiras.

 

2 – Proteção capilar

Assim como aplica-se protetor solar na pele, os cabelos também precisam de proteção específica contra os raios UV prejudiciais. O ideal é optar por cremes, usados por 45% das mulheres brasileiras, máscaras e leave-ins próprios para enfrentar a exposição prolongada ao sol. Essa ação não apenas preserva as madeixas, como também protege a estrutura capilar, mantendo-a saudável.

 

3 – Lavagem pós-mergulho e uso de xampu suave

Para Shalisa Boso, gerente administrativa da Prohall, remover todos os resíduos com água do chuveiro é um passo essencial. No entanto, durante o verão, a escolha do xampu também é significativa. “A dica é optar por um produto suave, com menor porcentagem de sulfato. Essa decisão visa agredir menos os cabelos, especialmente quando já estão fragilizados”, explica.

 

4 – Hidratação pós-exposição solar

É essencial realizar uma hidratação profunda com uma máscara depois de expor as madeixas aos impactos da época mais quente do ano. Essa prática oferece revitalização e contribui para restaurar a umidade perdida pelos fios. Além do sol, a água do mar é mais um agravante, conforme explica o especialista em saúde capilar, Dr. Luciano Barsanti, “Os cristais do sal contido na água do mar funcionam como micro lentes de aumento, provocando queimaduras nos fio. Por isso, é fundamental enxaguar bem os fios a cada mergulho”.

 

5 – Corte de verão

A temporada mais quente do ano pode ser a inspiração perfeita para uma mudança no corte de cabelo. Além de proporcionar frescor, é ideal para desfrutar de períodos com altas temperaturas. O corte pode eliminar pontas duplas e revitalizar o visual. Essa transformação confere uma aparência renovada e deixa os fios mais saudáveis.