Início » Prefeitura inicia parceria com Arquidiocese para legalização de terras no São Raimundo
Manaus

Prefeitura inicia parceria com Arquidiocese para legalização de terras no São Raimundo

Cumprindo mais uma etapa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), o prefeito de Manaus, David Almeida anunciou, nesta quinta-feira, 16/11, a cooperação técnica com a Arquidiocese de Manaus, para a regularização fundiária de áreas do bairro São Raimundo, zona Oeste da cidade.

Segundo o chefe do Executivo municipal, a parceria busca a melhor forma para legalizar as áreas pertencentes à igreja, proporcionando segurança jurídica aos ocupantes e contribuindo para o desenvolvimento da área.

“A Arquidiocese de Manaus está concedendo um grande presente para a nossa cidade. Nós estamos recebendo a área do bairro de São Raimundo, para que nós possamos, a partir da Secretaria de Políticas Fundiárias, titular todas essas áreas. Vamos receber as terras da Igreja Católica, para poder fazer a regularização fundiária com o registro de imóveis de todos os moradores do bairro de São Raimundo”, destacou Almeida.

O cardeal da capital, dom Leonardo Steiner, avalia como positiva a ideia de ter a colaboração mútua para dar regularidade aos espaços em favor da população manauara. “Nós agradecemos a disponibilidade da prefeitura para esse grande feito”, disse.

Ainda neste ano, a Semhaf entregará 5 mil títulos de terras, sendo, no primeiro momento, 1.100 para as comunidades Cidade do Leste e 900 no Parque Castanheira 1, ambas na zona Leste; e 300 documentos no Jardim Fortaleza, na zona Norte. Outras áreas, como Novo Reino 1 e Colônia Antônio Aleixo, também estão no cronograma para serem contempladas.

O secretário de Habitação, Jesus Alves, explicou que o processo garante mais segurança jurídica aos moradores. “Estudos mostram que, após dois anos, esses imóveis, em contrapartida àqueles que não estão regularizados, prosperam muito mais”.