Início » SP registra 42,1 mil acidentes com escorpiões em 2022
Notícias Corporativas

SP registra 42,1 mil acidentes com escorpiões em 2022

O número de ataques de escorpiões cresceu 22% no último ano; especialista da Delta Dedetização explica como funciona o processo de dedetização para controlar os aracnídeos

Um levantamento divulgado pelo CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), coordenadoria da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, revelou que foram registrados 42,1 mil casos de acidentes envolvendo escorpiões no estado. Trata-se de um aumento de 22% em relação a 2021, quando foram registradas 34,5 mil ocorrências envolvendo os aracnídeos, que se proliferam em locais quentes e úmidos.

Em fevereiro, o CVE emitiu um alerta para a população para a possibilidade de maior ocorrência de escorpiões no estado, em decorrência do clima característico do verão. 

Em caso de acidente por animais peçonhentos, é recomendado procurar o serviço de saúde mais próximo que, segundo a Coordenadoria de Controle de Doenças, ficará responsável por encaminhar o paciente a uma unidade referenciada. 

O CVE também alerta que ambientes desorganizados, com entulhos e lixos favorecem o aparecimento de escorpiões. Para a prevenção dos aracnídeos, a coordenadoria orienta que é preciso manter as residências limpas e organizadas, além de prestar atenção a jardins, terrenos baldios vizinhos e adotar medidas simples, como sacudir roupas e calçados antes de usá-los.

João Victor Moreira Pinheiro Sales, sócio-administrador da Dedetizadora Delta, explica que também é válido o uso de telas em ralos do chão, pias ou tanques, além de vedação de frestas e buracos, assoalhos e vãos entre o forro e as paredes, aplicação de telas nas janelas e o combate à baratas e outros insetos que atraem os escorpiões.

Quais as causas e formas de evitar os escorpiões?

Sales explica que uma série de fatores contribuem para que os escorpiões se proliferem com maior rapidez no estado de São Paulo. “Urbanização desordenada, falta de saneamento básico e acúmulo de resíduos estão entre os fatores que podem criar condições favoráveis para o aumento da população de escorpiões e sua proximidade com áreas urbanas”, afirma.

Sales ressalta que as mudanças climáticas, que podem afetar os padrões de distribuição das espécies, também podem desempenhar um papel nesse fenômeno [proliferação de escorpiões]. “Além disso, a falta de informação e conscientização a respeito das medidas preventivas pode contribuir para a ocorrência de ataques”.

De acordo com o sócio-administrador da Delta Dedetização, o processo de dedetização para controlar a presença de escorpiões envolve a aplicação de tratamento químico, juntamente com a implementação de medidas preventivas e corretivas no ambiente.

Para concluir, Sales lista as principais estratégias e ferramentas que podem ser efetivas para o combate a escorpiões. São elas: tratamento químico; iscas e armadilhas; vedação e selagem; limpeza e organização; eliminação de abrigos; e poda de vegetação.

Para mais informações, basta acessar: https://deltadedetizacao.com.br/