Início » ‘A Braskem precisa ser responsabilizada’, diz ministro dos Transportes sobre colapso em minas de Maceió
Brasil Destaque

‘A Braskem precisa ser responsabilizada’, diz ministro dos Transportes sobre colapso em minas de Maceió

Foto Valter Campanato/Agência Brasil.

Ex-governador de Alagoas, Renan Filho, destaca que ‘não é o momento de atribuir responsabilidades indevidas’, direcionando as consequências à empresa e não aos governos federal, estadual e municipal

O ministro dos Transportes, Renan Filho, se pronunciou nesta sexta-feira (1º) sobre o colapso em bairros de Maceió (AL), causado pela erosão do solo devido à atividade mineradora da Braskem. Em entrevista, o ex-governador de Alagoas destacou que ‘não é o momento de atribuir responsabilidades indevidas’, direcionando as consequências à empresa e não aos governos federal, estadual e municipal.

Ao contrário de seu pai, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que descreveu a situação em Alagoas como o ‘maior crime ambiental do mundo’ e intensificou a pressão pelo início dos trabalhos da CPI no Senado para investigar as responsabilidades do caso, Renan Filho adotou um tom conciliador ao comentar o incidente.

O ministro dos Transportes enfatizou que, durante seu governo em Alagoas de 2015 a 2022, não aceitou acordos monetários para permitir a exploração da terra pela Braskem. Apesar de não atribuir culpa à prefeitura de Maceió, o parlamentar afirmou que a gestão municipal recebeu R$ 1,7 bilhão da empresa e, agora, enfrenta o que chamou de ‘uma situação difícil’.