Início » Especialista aponta principais tendências de investimentos imobiliários em 2024
Notícias Corporativas

Especialista aponta principais tendências de investimentos imobiliários em 2024

Babiton Espindola, especialista em investimentos imobiliários, revela as principais apostas de investimento no mercado para 2024.

O ano de 2024 começou com perspectivas positivas para o mercado imobiliário brasileiro. Além de 2023 registrar um aumento de 22,2% nas vendas em relação ao período anterior, conforme indicam dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), 2024 iniciou marcado pela redução da taxa de juros com o menor percentual desde março de 2022, atingindo 11,25% ao ano.

É a partir deste cenário que Babiton Espindola, CEO da imobiliária Urban Company, prevê que 2024 ficará registrado como um ano satisfatório para o mercado se sua área. O especialista em investimentos imobiliários conta que o crescimento do setor já refletiu em sua empresa, que registrou um aumento na procura nesses primeiros meses do ano, comparado ao mesmo período do ano anterior.

“Sabemos que o mercado imobiliário brasileiro, de modo geral, estará aquecido em 2024, com as reduções nas taxas de juros e melhores oportunidades de crédito. Mas, como em qualquer mercado, existem tendências e alguns negócios se posicionam melhor do que outros e podem ser mais assertivos para investimentos”, explica Babiton.

Segundo o especialista, devido às mudanças comportamentais no estilo de vida das pessoas e da sociedade, os imóveis compactos tendem a seguir posicionados como uma forte tendência de investimento. Isso porque esses imóveis apresentam um valor menor e proporcionam maior margem de lucro, além de versatilidade para o investidor.

“Os imóveis compactos, como são o caso de studios e lofts,  estão entre os principais empreendimentos lançados por grandes construtoras. Também são os mais procurados por investidores com expertise, pois eles oferecem margem de valorização considerável e podem ser alugados por temporada”, completa.

Imóveis compactos

Para Babiton Espindola, os imóveis compactos vão continuar fortalecidos no mercado imobiliário brasileiro, sendo uma forte aposta para investidores que buscam retornos financeiros sólidos e seguros. “Entre os principais lançamentos de imóveis compactos estão os studios, que possuem, em torno de, 45m² e um planejamento inteligente que permite a otimização dos espaços. Além dos studios, outros imóveis compactos como Lofts e Quitinetes são boas oportunidades para investidores.”

O especialista afirma que esses estilos de planta podem ser mais facilmente alugados por temporadas, em plataformas como o AirBnb. “Imóveis compactos traduzem o estilo de vida moderno, que é dinâmico, e, além da possibilidade de locação por mês, podem ser locados por temporada com um valor elevado. Muitos dos empreendimentos já são lançados completos, facilitando a gestão do investidor”, afirma.

Mercado imobiliário brasileiro em 2024

Sobre as perspectivas do mercado imobiliário brasileiro, de modo geral, Babiton acredita que a  conjunção de juros mais baixos, inflação controlada e maior concessão de crédito irá manter o setor atrativo para investidores que buscam negócios seguros. “Considerando o panorama atual, é possível que em 2024, o mercado imobiliário atinja um dos resultados mais satisfatórios desde 2019. Nosso setor se apresenta, cada vez mais, como um campo fértil para investidores e para quem deseja comprar um imóvel”, finaliza.