Início » Klinger Paiva assume comando da PM-AM
Destaque Manaus

Klinger Paiva assume comando da PM-AM

A informação foi confirmada na noite de terça-feira (29)

O coronel Klinger Paiva, que atuava no Comando de Policiamento Especializado (CPE), é o novo comandante da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM).

Klinger chega ao cargo após o então comandante da PM-AM, coronel Vinicius Almeida, ser nomeado secretário de Segurança Pública, também na terça-feira. A mudança na cúpula da Segurança Pública do Amazonas foi forçada por uma operação do Ministério Público Estadual (MP-AM) e da Polícia Federal (PF).

Na operação, denominada “Comboio”, MP-AM e PF apontam a existência de uma organização criminosa, formada por servidores públicos do setor de segurança, que utilizava da estrutura estatal para cometer crimes de extorsão, tráfico e corrupção.Um dos investigados é o general Mansur, que era secretário de Segurança desde 2021. Ele foi alvo de busca e apreensão na terça-feira.

Confira a nota do Governo do Amazonas:

O governador Wilson Lima se reuniu, na noite desta terça-feira (29/08), com a cúpula da Segurança Pública do Estado e anunciou o coronel Vinicius Almeida como novo secretário de Segurança. Até esta terça-feira, o coronel respondia como comandante-geral da Polícia Militar. O governador estava em Brasília, onde participou de sessão que reuniu governadores dos estados e do Distrito Federal para discutir a PEC 45/2019, que trata da reforma tributária e adiantou a volta para o estado.

Durante a reunião, Wilson Lima também anunciou que o coronel Klinger Paiva, que atuava no Comando de Policiamento Especializado (CPE) é o novo comandante da Polícia Militar do Amazonas e confirmou a permanência do coronel Orleilso Muniz à frente do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), do coronel Paulo Cesar Gomes, no comando da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e do delegado Bruno Fraga como Delegado Geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). O governador reforçou aos comandantes do Sistema de Segurança que o foco deve ser mantido e o trabalho de combate à criminalidade sendo realizado na capital e no interior.