Início » Exposições de miniaturas encantam público ao redor do mundo
Notícias Corporativas

Exposições de miniaturas encantam público ao redor do mundo

Museus, exposições e atrações destacam criações em tamanho reduzido em diversos países e reúnem milhares de visitantes de todas as idades

As miniaturas encantam públicos de diversas idades ao redor do planeta há mais de cinco mil anos, quando os antigos egípcios passaram a criar pequenas figuras de pedra e argila para habitarem suas tumbas, por acreditarem que eles acompanhariam os mortos até o além vida. Mais recentemente, a partir do século XX, as pequenas figuras passaram a traçar uma jornada em conjunto com a evolução dos costumes de cada povo e época, retratando pessoas, animais, construções. Atualmente, as miniaturas têm ganhado atenção para além de propagandas e filmes, tornando-se ponto focal de galerias, museus e coleções de arte, e ganhando espaços exclusivos para sua contemplação.

Um dos parques de miniaturas mais famoso do mundo é o Tobu World Square, que em 2023 completa 30 anos de funcionamento na cidade de Nikko, no Japão, a aproximadamente duas horas de distância de Tóquio. Divididas em zonas de acordo com sua localização original, 102 atrações famosas de todo o mundo foram reproduzidas em escala 25 vezes menor do que seu tamanho real. Ainda assim, as miniaturas são grandes o bastante para que os visitantes observem seus detalhes e andem ao seu redor com facilidade, podendo visitar a reprodução da Torre Eiffel, de 13 metros de altura, e andar poucos passos para encontrar a menor versão do Parthenon ateniense.

Com uma proposta diferente, o Miniatur Wunderland, em Hamburgo, na Alemanha, nasceu em 2001 com o objetivo de se tornar a maior malha ferroviária em miniatura do mundo – feito que os gêmeos Frederik e Gerrit Braun  conquistaram: os trilhos em miniatura possuem aproximadamente 16 quilômetros de extensão, ocupando mais de 1.500m² do espaço de exibição. Dentre suas pequenas construções o Miniatur Wunderland abriga réplicas completas de cidades como Mônaco e Berlim, de toda a extensão dos Alpes Suíços, além de mais de 280.000 mini habitantes.

Já em terras brasileiras, o Mini Mundo de Gramado, no Rio Grande do Sul, começou sua história de forma singela, com uma casinha de bonecas e uma pequena ferrovia construídas para alegrar os netos do imigrante alemão Otto Höppner, em 1979. Quatro anos depois dessa construção, hoje considerada o “marco zero” do espaço, o Mini Mundo foi inaugurado como atração turística na cidade, ganhando força para crescer cada vez mais, com réplicas fiéis de obras arquitetônicas do mundo inteiro. Atualmente, o espaço é gerenciado pela 4° geração da família Höppner, e apresenta cenas divertidas com seus mais de 3.200 mini habitantes, possuindo até um jornal interno, de tiragem semestral, simulando situações nas ruas das cidadelas – as mais recentes sendo um jogo de tênis interrompido por tartarugas no Clube Balneário e uma competição de capoeira na Praça Tomé de Souza.

A cidade de São Paulo também oferece uma mostra inédita dedicada ao universo das miniaturas, em cartaz com entrada gratuita até 8 de outubro na Japan House São Paulo, na Avenida Paulista. A exposição “Japão em Miniaturas”, reúne 37 maquetes criadas pelo fotógrafo e miniaturista japonês Tatsuya Tanaka, conhecido nas redes sociais por seus cliques que refletem cenas diárias do Japão e referências da cultura pop mundial. Trazendo objetos cotidianos para a montagem de suas miniaturas, o fotógrafo transforma pedaços de tecido em pétalas de flores, um prato de arroz com feijão em um cenário praiano (projeto criado especialmente em homenagem ao Brasil), e canudos em um bambuzal.

Mas qual é a explicação para as pessoas apreciarem tanto as pequenas figuras, objetos e monumentos? Segundo explicação de Renato Wamberto, do canal Nerd Show, em participação para o programa UOL Vê Internet, “as miniaturas são um fenômeno complexo de explicar, mas o consenso é de que as miniaturas começaram a fazer sucesso no Japão, principalmente com as ‘tiny foods’ [vídeos de pessoas usando cozinhas em miniatura para criar comidas de verdade em tamanho reduzido], se encaixando no conceito kawaii, de coisas fofinhas que despertam o amor nos nossos corações. Outra hipótese é que nós podemos controlar as miniaturas, em uma contraproposta a esse mundo tão grande em que vivemos”.

O sucesso das miniaturas é inegável, independente da explicação para que despertem tantos sentimentos, ganhando lojas e armazéns inteiros dedicados à venda de mini objetos para que qualquer pessoa possa criar sua própria mini cidade após apreciar um dos diversos lugares pelo mundo dedicados a essas figuras e réplicas em escala.

Serviço:
Tobu World Square
Endereço: 209-1 Kinugawa Onsen Ohara, cidade de Nikko, província de Tochigi
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 9h às 17h
Entrada: ingressos a partir de 1.400 yenes
Mais informações no site.

Miniatur Wunderland
Endereço: Miniatur Wunderland Hamburg GmbH – Kehrwieder 2 | 20457 – Hamburg
Horário de funcionamento: às segundas, quartas e quintas, das 9h30 às 18h; às terças, das 9h30 às 21h; às sextas, das 9h30 às 19h; aos sábados, das 8h às 22h; aos domingos, das 8h30 às 20h
Entrada: valores sob consulta pelo site
Mais informações no site.

Mini Mundo
Endereço: Rua Horácio Cardoso, 291 – Gramado/RS
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 9h às 17h
Entrada: ingressos a partir de R$44
Mais informações pelo site

Exposição “Japão em Miniaturas – Tatsuya Tanaka”
Local: Japan House São Paulo, térreo – Avenida Paulista, 52, São Paulo/SP 
Período: até 8 de outubro de 2023
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Entrada gratuita. Reservas online antecipadas (opcionais) pelo site.

Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Entrada gratuita.
Mais informações no site