Início » Energia solar fotovoltaica segue em crescimento no Brasil
Notícias Corporativas

Energia solar fotovoltaica segue em crescimento no Brasil

Até agosto, o país registrou quase 10 gigawatts (GW) a mais que o total registrado em todo o ano de 2022; é a segunda maior fonte elétrica do país

O Brasil está passando por uma evolução no setor de energia. Nos últimos anos, a energia solar tem ganhado um papel de destaque na matriz energética do país, desempenhando um papel importante na busca por fontes mais limpas e sustentáveis de energia. Esse crescimento está transformando o horizonte energético do Brasil e gerando benefícios econômicos e ambientais significativos.

O setor de energia solar no Brasil está experimentando um crescimento exponencial. De acordo com dados recentes da Absolar, a capacidade instalada de energia solar no país aumentou mais de 300% nos últimos cinco anos, alcançando uma marca de 33,7 gigawatts (GW) em 2023, o que corresponde a 15% da matriz elétrica brasileira. Esse aumento é impulsionado por diversos fatores e já ultrapassa em quase 10 GW o total gerado em 2022.

Segundo Gabriel Guimarães, diretor comercial da SolarVolt, os incentivos governamentais são uma das principais razões para o crescimento da energia solar no Brasil. O país implementou políticas de apoio à energia solar com a isenção de impostos sobre equipamentos solares. “São medidas que encorajam os consumidores a investir na instalação de sistemas fotovoltaicos em residências, empresas e fazendas, democratizando o acesso à energia solar”, afirma.

O mercado tem caminhado para a democratização e o aumento dessa fonte de energia: os preços dos painéis solares e das tecnologias associadas diminuíram consideravelmente nas últimas décadas, tornando a energia solar uma opção mais acessível para todos os brasileiros. “A produção em larga escala e a concorrência no mercado também contribuíram para tornar a energia solar competitiva em relação às fontes tradicionais de energia”, conta Guimarães.

Compromisso com a Sustentabilidade

Além de seu apelo econômico, a energia solar está alinhada com os compromissos globais do Brasil em relação à sustentabilidade e à redução das emissões de carbono. Em um momento em que a crise climática é uma preocupação global, o crescimento da energia solar comprova que o Brasil está no caminho certo para cumprir suas metas ambientais ambiciosas.

“O Brasil está vivenciando uma transformação energética notável, à medida que a energia solar cresce entre as forças dominantes na matriz energética do país. Com o apoio do governo, preços competitivos e um compromisso crescente com a sustentabilidade, a energia solar está pavimentando o caminho para um futuro mais limpo e sustentável”, avalia Gabriel Guimarães.