Início » Softwares PLM podem impulsionar as indústrias brasileiras
Economia Notícias Corporativas Tecnologia

Softwares PLM podem impulsionar as indústrias brasileiras

Em constante crescimento, a alta concorrência do setor e a busca por novas tecnologias traz diversos desafios para as indústrias e empresas que fazem parte do seu ecossistema, indo desde a produção até a logística de transporte

O setor industrial é uma peça fundamental do Produto Interno Bruto Brasileiro, sendo determinante em 2023 para o aumento de 3,4% do PIB no segundo trimestre, em relação ao mesmo período do ano anterior ao dado. Dentro desse universo, existem softwares capazes de gerar grandes avanços no setor brasileiro, como os softwares de Product Lifecycle Management (PLM), ou seja, softwares de gestão de ciclo de vida de produto. 

Os softwares PLM já são utilizados por indústrias de todo o mundo e podem impulsionar as indústrias brasileiras já nos próximos anos. Segundo dados da Mordor Intelligence, é esperado que o mercado PLM Software apresente um crescimento de USD 27.02 bilhões em 2023 para USD 38.47 bilhões em 2028.

Vinicius Bonkevitch, diretor técnico da empresa PLMPRO, revenda brasileira da Siemens para softwares industriais, explica também que o PLM está mais voltado à idealização e planejamento do produto, gerenciando toda a jornada de um produto: ideia inicial, desenvolvimento, serviço e descarte. Em outras palavras, PLM é o gerenciamento de tudo que envolve o produto desde a criação até o seu desuso.

“A era da indústria 4.0, conhecida como a quarta revolução industrial, mostra justamente como as tecnologias dos softwares PLM podem beneficiar diversos setores e suprir gargalos através de suas ferramentas voltadas para desenvolvimento e gerenciamento de produtos”, enfatiza o diretor.

Segundo Vinícius, esse é o caso do Solid Edge, um software que inclui em seu portfólio ferramentas que vão desde modelagem paramétrica 3D, simulação, realidade aumentada, até gerenciamento de dados de design.

“Com integração nativa com outros softwares de desenho e modelagem, como o NX CAD e o NX CAM, e ferramentas de gestão de projetos como o Teamcenter, o Solid Edge conta com a tecnologia Xcelerator Share para trabalhar e acessar projetos em diversos dispositivos”, afirma.

Para o diretor técnico da PLMPRO, os avanços tecnológicos nos softwares PLM se beneficiam do boom das inteligências artificiais. “Um exemplo citado é a inteligência artificial generativa – técnica que utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para criar informações originais com base em dados existentes – que está transformando as indústrias, oferecendo um leque de oportunidades que se estendem muito além do que se conhece hoje”, finaliza.