Início » Imprensa Oficial promove campanha de incentivo à leitura e doação de livros
Amazonas

Imprensa Oficial promove campanha de incentivo à leitura e doação de livros

FOTOS: Weslen Simplício/IOA

A ação tem o objetivo de arrecadar livros que serão destinados à realização da segunda edição do projeto “Compartilhando histórias”

A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA), por meio do Centro de Documentação e Memória (CDM), inicia, no dia 19 de junho (segunda-feira), a campanha “Acolhendo Histórias”.  A ação tem o objetivo de arrecadar livros em bom estado de conservação, que serão destinados à segunda edição do projeto “Compartilhando Histórias”. 

A ação que tem como lema: “Leia, doe, transforme”, acontecerá até o dia 14 de julho na sede da Imprensa Oficial, localizada na rua Doutor Machado, 86, centro da capital, local que servirá como ponto de coleta dos livros que serão doados pela população em geral.

O diretor-presidente da autarquia, João Ribeiro Jr. ressalta que projetos como este devem continuar na história, pois contribuem para a disseminação do conhecimento.

“A Imprensa Oficial é uma autarquia estadual que guarda a história do Amazonas em seu Centro de Documentação e Memória (CDM). Realizar este projeto em vistas da segunda edição do ‘Compartilhando histórias’ é uma satisfação, pois, contribuímos para que o conhecimento e a história se espalhem pela cidade”, reforçou o diretor-presidente da IOA. 

As doações podem ser feitas diretamente no CDM de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto em feriados e pontos facultativos.

A bibliotecária do CDM, Kerolay Trindade, explica que a campanha servirá como uma oportunidade para a população do Amazonas contribuir para a preservação e desenvolvimento da cultura e educação local.

“O projeto tem grande importância porque as próprias pessoas amazonenses, a sociedade, podem contribuir para a nossa valorização cultural e educacional. Os livros que não são mais usados, podem ser repassados para o próximo”, disse a bibliotecária. 

Sobre o evento

O projeto “Acolhendo Histórias” tem o objetivo de fomentar a arrecadação de livros e o compartilhamento do saber, de modo que os livros guardados ganhem um novo lar futuramente. Os livros doados durante a ação serão catalogados e separados por gênero literário para depois serem destinados à doação a sociedade por meio da 2ª Edição do projeto ‘Compartilhando Histórias’. 

Primeira edição

Na primeira edição do “Compartilhando histórias”, realizada de 21 a 23 de abril de 2022, no Shopping Grande Circular, zona leste de Manaus, foram distribuídos um total de 1.368 livros para 459 visitantes em três dias de evento, ultrapassando a quantidade inicialmente disponível de 1.264 obras. A campanha tinha como objetivo distribuir gratuitamente à população obras literárias que faziam parte do acervo bibliográfico da Imprensa Oficial e que, por estarem em boas condições de uso, podiam ser oferecidas à sociedade.

Acervo da IOA

O acervo da Imprensa Oficial é um patrimônio público, que faz parte do Centro de Documentação e Memória da Autarquia, e conta a história da Administração Pública por meio de seus atos publicados e materiais bibliográficos custodiados, onde a organização, guarda e a conservação desses materiais garantem, além do acesso, um outro direito: o direito à memória.

Na biblioteca da autarquia, encontram-se materiais bibliográficos como enciclopédias, coleções jurídicas, literários regionais e nacionais como obras de Alencar e Silva, Gaitano Antonaccio e Mário Ypiranga Monteiro, bem como, um espaço dedicado à guarda de obras raras de autores renomados como Érico Veríssimo e Jorge Amado.

Com informações da assessoria.