Início » Amazonense, Márcio André assume presidência do nacional Inmetro
Destaque Política

Amazonense, Márcio André assume presidência do nacional Inmetro

Márcio André tem larga experiência na área e foi presidente do Ipem-Am de 2011 a 2023

A nomeação ao órgão vinculado a pasta comandada pelo vice-presidente Geraldo Alkimin foi publicada na edição no DOU de hoje (8)

O presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), Márcio André Oliveira Brito, assumiu a presidência nacional do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), na manhã desta quarta-feira (8). O órgão é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, comandado pelo vice-presidente da República, Geraldo Alkimin.

Natural de Manaus, o engenheiro ambiental iniciou carreira como estagiário ainda no Ipem-AM, exercendo funções como agente fiscalizador, gerente de metrologia legal, chefe de departamento, metrologista, assessor da presidência e diretor técnico.

Além de Márcio André, outros amazonenses já foram chamados para Brasília, no governo Lula. Em janeiro, a ex-secretária municipal de Educação de Manaus, Katia Schweickardt, assumiu o cargo de secretária da Educação Básica (SEB), no Ministério da Educação. Ela compôs a gestão do ex-prefeito Arthur Virgílio Neto e recebeu o prêmio Espírito Público, em 2020.

Um mês depois, o médico amazonense Cleinaldo Costa, ex-reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), também assumiu cargo em Brasília. Ele foi nomeado diretor do Departamento de Saúde Digital e Inovação da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde.

Experiência e liderança

Marcia André foi presidente do Ipem-AM no período de 2011 a 2023. Em 2011, foi eleito por unanimidade, representante da Região Norte na Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ/Inmetro). No ano seguinte, foi reeleito e aprovado pela Coordenação Geral da RBMLQ/Inmetro, como membro efetivo da Câmara Setorial de Metrologia Legal do Inmetro, onde permanece até hoje.

Em 2016, foi eleito representante da Região Norte no conselho gestor do Inmetro e presidente do Fórum dos Dirigentes Máximos dos Órgãos Delegados do Inmetro. E, após dois anos, foi nomeado assessor especial do presidente do Inmetro.

Com informações da assessoria