Início » Secretaria de Educação promove curso sobre linguagem de programação para professores da rede estadual
Educação

Secretaria de Educação promove curso sobre linguagem de programação para professores da rede estadual

FOTOS: Hitalo Kleto/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

O encontro formativo introduz a ferramenta Scratch para mais de 300 docentes da rede pública

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), realiza entre os meses de junho e agosto a 2ª edição do “Scratch Day”, encontro formativo com professores da rede. A iniciativa visa estimular a capacidade criativa e o apelo tecnológico com alunos e docentes da rede estadual, por meio da plataforma Scratch.

O Scratch é uma ferramenta, uma linguagem de programação criada por um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), universidade americana. A plataforma tem como objetivo ensinar a lógica da programação para crianças e adolescentes.

De acordo com a coordenadora de Assessoramento em Tecnologias Educacionais do Cemeam, Aldemira Câmara, por meio do Scratch, é possível criar histórias, jogos e animações com scripts feitos com blocos.

“O que fundamenta a utilização deste recurso tecnológico é trabalhar o pensamento computacional entre os nossos professores e alunos. Com isso, trabalhamos o raciocínio lógico, que é imprescindível em uma era em que a tecnologia está em todo lugar”, ressaltou a coordenadora.

Nesta edição do programa, mais 300 professores de 50 escolas da rede estadual participam do projeto, que já desenvolve conteúdo para turmas iniciantes e avançadas.

Sala de aula

Após o curso de formação, os professores irão planejar suas atividades para os alunos, com as especificidades de cada matéria, como forma de avaliação dos assuntos aprendidos. Por isso, o encontro formativo também promoveu debates sobre possibilidades de uso da ferramenta, visando a correlação entre os assuntos das disciplinas e o Scratch.

“O curso está maravilhoso, porque ele proporciona a interação da disciplina que lecionamos com a tecnologia. Eu posso, por exemplo, utilizar a linguagem de programação do Scratch e criar uma situação gráfica que exemplifica o cálculo do deslocamento e velocidade média de algo”, destacou o professor de Física, Daniel Batista.

A previsão do Cemeam é de que, nos próximos meses, exista um outro período de atividades do Scratch Day, com a socialização dos projetos desenvolvidos pelos próprios alunos, por meio da plataforma.

As atividades do curso estão sendo realizadas no Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (Icbeu-Manaus), parceiro da Secretaria de Educação em diversos projetos educacionais.

Com informações da assessoria.