Início » Dia Internacional das Mulheres: Polícia Civil do Amazonas destaca a atuação feminina
Destaque Polícia

Dia Internacional das Mulheres: Polícia Civil do Amazonas destaca a atuação feminina

O dia 8 de março é conhecido como um marco na luta das mulheres

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (08/03), é conhecido como um marco na luta das mulheres para que houvesse mais igualdade social, entre homens e mulheres. Para celebrar a data, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) destaca a atuação feminina dentro da instituição, onde as mulheres se dedicam para garantir a segurança pública do Estado.

A delegada Juliana Tuma, titular da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), salientou que o Dia Internacional da Mulher é uma data de reflexão e momento de observar a caminhada feminina para conquistar seus direitos, perante à sociedade.

“Eu atuo como delegada há 12 anos e se hoje estou aqui, devo à todas as mulheres que foram à luta para que outras pudessem estudar, trabalhar, alcançar cargos de chefia, em diferentes áreas. Assim como fui inspirada pela delegada Catarina Torres, quando atuava como estagiária, espero inspirar outras mulheres, seja na polícia ou em outras carreiras. Eu desejo que nós mulheres não nos enxerguemos como rivais, mas sim como uma rede de apoio. E lembremos, sempre, que a união é a nossa força”, falou.

A delegada Débora Mafra está como titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) centro-sul há oito anos e, neste período, elucidou diversos casos que a estimularam a ajudar mulheres em situação de violência doméstica.

“Uma vez atendi uma vítima de tortura, cujo autor era o seu companheiro. Naquele momento percebi que a minha missão, tanto como delegada quanto como mulher, era dar assistência às vítimas, ajudando-as a se libertarem fisicamente, psicologicamente e emocionalmente, de lares e relacionamentos violentos”, disse.

A delegada Kelene Passos, titular da DECCM sul/oeste, reforçou que o dia 8 de março também é uma data para encorajar as mulheres a buscarem seus direitos.

“Como mulher, delegada e titular de uma unidade especializada em casos de violência doméstica, destaco que é de suma importância que nós mulheres estejamos unidas, para garantir a independência uma das outras”, disse.