Início » Câmeras com IA melhoram produtividade e segurança de telecom
Notícias Corporativas

Câmeras com IA melhoram produtividade e segurança de telecom

Segurança de condutores e equipamentos de frotas pode se beneficiar da videotelemetria

O mundo das telecomunicações está em alta nas discussões de mercado nos últimos anos. Com o 5G em pauta, e como essa mudança impacta o desempenho das prestadoras no país, a projeção é positiva, segundo o estudo IDC Telecom Service Database Tracker prevê um crescimento do faturamento de telecom no Brasil de 3,5% a mais que em 2022. Para concretizar os bons resultados, a gestão eficiente das frotas de telecomunicações ganhou um aliado: a videotelemetria – combinação de internet das coisas, inteligência artificial e ciência de dados. 

Câmeras captam imagens da cabine do veículo e da via, identificam automaticamente comportamentos de risco, como uma distração ao volante, e enviam para uma plataforma informações relevantes para a administração do gestor. Soluções tecnológicas buscam desenvolver a forma como as empresas gerenciam seus veículos comerciais, trazendo benefícios significativos para a produtividade do time e segurança dos condutores. 

“O desafio de qualquer empresa é fazer o melhor uso dos seus equipamentos de trabalho, para ter eficiência e não um custo desnecessário. Em frotas de Telecom, nas quais os veículos são um meio para prestar serviços, isso é ainda mais latente. “Reduzir o uso indevido dos veículos, ou seja, fora do horário estipulado e sem emergência é um desafio para esse segmento”, explica Lucas Furtado, diretor de vendas e Key Accounts da Cobli. “Isso implica em custos adicionais, como combustível, depreciação do veículo e manutenção corretiva. Para lidar com essas questões, a videotelemetria surge como uma solução eficaz, afinal é possível rastrear o veículo, por quem e como está sendo utilizado. Essas informações geram dados e históricos importantes para o gestor de uma frota. Já observamos casos de empresas que reduziram em mais de 90% o uso indevido do veículo”, complementa. 

Com as gravações das câmeras, a tecnologia identifica comportamentos de risco para os condutores, como excesso de velocidade, distrações e frenagens bruscas. Nestes casos, alertas sonoros são disparados na cabine para aumentar o cuidado e a atenção. “No caso de empresas de Telecom há uma enorme importância em garantir o cumprimento de procedimentos específicos para o transporte de equipamentos. Ao monitorar o deslocamento dos veículos e as condições dos objetos na cabine, é possível evitar danos a esses materiais e manter a integridade física dos motoristas”, reforça o executivo.

As capturas de momentos relevantes são enviadas para um painel de controle acessível aos gestores de frota, permitindo que eles monitorem e analisem o desempenho dos motoristas. Com base nessas informações, os gestores podem fornecer feedbacks mais assertivos e personalizados, identificar áreas de melhoria na condução e promover treinamentos.

Tecnologias de videotelemetria permitem uma visão mais ampla do uso dos veículos comerciais, otimizando o planejamento das rotas e reduzindo a ociosidade dos veículos. “Já vimos empresas desse segmento aumentarem em mais de 15% o tempo produtivo e reduzir em mais de 25% o tempo do motor ocioso”, afirma Furtado.

A visibilidade detalhada da operação também possibilita acompanhar o time de campo, que dependendo do atendimento, está em lugares ermos e de difícil locomoção. “Já houve casos de atropelamento de animais ou caronas indevidas que as câmeras identificaram e ajudaram a entender a situação”. As gravações também são importantes para evitar o pagamento de despesas com incidentes nos quais o motorista e a empresa não foram responsáveis pela infração, sejam multas ou acidentes envolvendo terceiros. “Quando o veículo possui câmeras, é possível ver como aconteceu o incidente. Se foi, por exemplo, outra pessoa que furou o cruzamento e bateu no carro. A câmera é uma forma de trazer verdade aos fatos. Em conclusão, essa tecnologia possibilita mostrar que uma área que normalmente vista apenas sob o prisma de custos pode ser geradora de receitas e engajada na segurança do time”, diz Lucas Furtado.