Início » Polícia Federal não participará de desfile do 7 de Setembro este ano
Brasil Destaque

Polícia Federal não participará de desfile do 7 de Setembro este ano

A Polícia Federal (PF) não participará do tradicional desfile de 7 de setembro este ano, em Brasília. O diretor-geral do órgão, Andrei Rodrigues, enviou um comunicado aos chefes da PF nos estados e diretores e informou que cumpre “determinação recebida do Cerimonial da Presidência da República”.

O ofício explica que a determinação visa “padronização em nível nacional”. E reforça que não há objeção à participação dos dirigentes no local de autoridades, caso convidados.

O desfile da PF é sempre um dos mais aguardados, sendo, inclusive, muito aplaudido em anos anteriores durante o trajeto. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) terá tempo reduzido e menos pessoas participando. Fontes do Palácio do Planalto relatam, porém, que o desfile vai “destacar os trabalhos das forças armadas e das forças auxiliares. Não vai ficar ninguém de fora”.

Nos últimos anos, a tradicional comemoração do Dia da Independência ganhou tom político sob o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A ideia do desfile nesse terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é se distanciar do tom político e fazer uma festa com viés popular e mais enxuta.

À reportagem, a Secretaria de Comunicação da Presidência disse que “haverá uma série de mudanças no desfile cívico-militar de 7 de setembro deste ano em relação aos anos anteriores. As alterações ainda estão em elaboração”.

CNN Brasil.