Início » Consórcios apresentam crescimento no país
Notícias Corporativas

Consórcios apresentam crescimento no país

No setor de serviços, houve um aumento de participantes ativos, créditos disponibilizados e contemplados, apesar da queda na média de vendas

O Sistema de Consórcios apresentou um bom desempenho ao longo do primeiro semestre de 2023, de acordo com a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), registrando um recorde histórico de 1,99 milhões de vendas de novas cotas. Houve um aumento de 20,4% em relação ao ano anterior ao longo do semestre em negócios realizados a partir das adesões, alcançando R$ 144 bilhões. 

Uma das modalidades, o consórcio digital apresenta a opção de investimento online que permite a aquisição de bens ou serviços a médio e longo prazo, sem a cobrança de juros. Semelhante ao consórcio tradicional, porém com custos mais baixos e com contratação totalmente feita pela internet, essa opção oferece flexibilidade na troca de carta de crédito e é regulamentada pelo Banco Central. 

No setor de serviços, três dos principais indicadores encerraram o ano com resultados positivos, segundo dados da ABAC. O total de participantes ativos superou os 200 mil, registrando uma expansão de 2,8% em relação ao ano anterior. Além disso, houve um aumento de 2,2% no número de contemplados e um crescimento de 8,7% no valor dos créditos disponibilizados, totalizando R$ 598,9 milhões. No entanto, a média mensal de vendas apresentou uma queda de 22,2% em relação ao ano anterior, com 5,32 mil cotas vendidas.

Segundo o gerente comercial de inovação e serviços da Randon Consórcios – Yeah, Cleber Sanguanini, o uso do crédito do consórcio de serviços tem muita flexibilidade, podendo ser utilizado para reformas residenciais, procedimentos de saúde e estética, viagens e turismo, festas, bem como assessoria jurídica, cursos, intercâmbio, entre outros.

O especialista explica que, após ser contemplado no consórcio, o cliente escolhe o serviço que deseja contratar, negocia com o fornecedor escolhido e está pronto. “A administradora libera o crédito, podendo ser ao fornecedor mediante documento fiscal ou contrato de serviços”, esclarece.

O gerente comercial avalia o crescimento deste mercado no Brasil nos últimos cinco anos de forma positiva. “As pessoas dão preferência à contratação do consórcio de serviços em virtude do menor custo final, de prazos estendidos para parcelar e, principalmente, da manutenção do poder de compra”, destaca.

Sanguanini ressalta que outro aspecto favorável para o consórcio de serviços é a liberdade que a modalidade oferece, onde a pessoa pode contratar vários tipos de serviços com uma única carta de crédito. “Por exemplo, contratar uma viagem e uma festa de formatura, um procedimento estético e um curso online”, explica.

Em relação a 2023, o setor como um todo mantém um ritmo de crescimento. O volume de créditos comercializados aumentou 20,7% entre janeiro e fevereiro do ano anterior e fevereiro deste ano. Já o volume de créditos disponibilizados registrou alta de 25,4% entre o mesmo período. Os dados são da ABAC divulgados em fevereiro.

Sobre a Randon Consórcios – Yeah

A Yeah é uma solução financeira, que por meio do consórcio digital de serviços, administrado pela Randon Consórcios com mais de 35 anos no mercado, ajuda as pessoas no planejamento financeiro e a viverem experiências com viagens, intercâmbio, eventos comemorativos, procedimentos estéticos, reformar a casa do seu jeito, assessorias ou consultorias, entre outros serviços. 

Para saber mais sobre, basta acessar: https://www.yeahconecta.com.br/