Início » Idam leva assistência técnica a aquicultores de todo o estado
Amazonas

Idam leva assistência técnica a aquicultores de todo o estado

Órgão oferece acompanhamento técnico em todas as etapas da atividade, desde o licenciamento até o apoio logístico e capacitação

Nesta segunda-feira (20/03) é celebrado o Dia Nacional da Aquicultura, uma das principais atividades do setor primário no Estado do Amazonas e que recebe o acompanhamento do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em todas as suas etapas, desde a assistência ao produtor em se licenciar, até a capacitação para o manejo e comercialização do pescado.

Para a engenheira de pesca Karen Alves da Silva, gerente de Apoio à Aquicultura e Pesca do Idam (GEAP), o trabalho do Instituto com a aquicultura é essencial, tendo como seu público principal o pequeno produtor.

“Nós fazemos o acompanhamento desde o primeiro passo, prestando Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) com o licenciamento, o fornecimento de alevinos e a capacitação desses aquicultores. Temos hoje a estação de Balbina, a principal estação reprodutiva do Amazonas, e que faz o abastecimento de alevinos para todo o estado, com o Idam atuando diretamente na logística de levar esses animais até o produtor”, informou a engenheira.

Ainda segundo Karen, a aquicultura foi prejudicada durante a pandemia de COVID-19, mas já se observa um retorno ao crescimento da atividade.

“Estamos tendo uma retomada dessas atividades. Observamos cada vez mais nossos gerentes nas unidades locais solicitarem o apoio da GEAP para que se faça o levantamento e diagnóstico da aquicultura em seus municípios. Então temos perspectivas boas para superar os gargalos existentes e continuar a desenvolver a aquicultura no município”.

Considerada uma alternativa promissora e sustentável, a criação de peixes é uma das principais atividades responsáveis pela geração de empregos, ocupação econômica e renda no estado.

A aquicultura se apresenta também como uma solução viável para a manutenção da produção de peixes principalmente para atender a demanda local no período entressafra, bem como manter a oferta constante nos grandes centros urbanos. Praticada de diversas formas como barragens, tanque escavado, tanque rede e em canais de igarapés, a atividade produziu mais de 20 mil toneladas de pescado em 2021

O diretor técnico do Idam, Radson Alves, ressalta ainda a importância do setor para a preservação de espécies ameaçadas através da criação sustentável, que substitui a pesca predatória.

“A aquicultura licenciada pelo Idam permite a produção de espécies proibidas no âmbito do extrativismo, como é o caso de algumas espécies de peixes ornamentais. Isso faz com que tenhamos um produto regional sustentável e de qualidade, trazendo também renda e emprego para o homem do campo, que é uma determinação do Governo do Estado”, concluiu Radson.