Início » Sidney Leite reúne com secretário de Saúde Indígena e discute soluções para o Amazonas
Política

Sidney Leite reúne com secretário de Saúde Indígena e discute soluções para o Amazonas

O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), reuniu na manhã desta terça-feira (30/05), com o secretário nacional de Saúde Indígena, Weibe Tapeba. Na pauta foram destaques a falta de infraestrutura e saneamento básico, o orçamento limitado aprovado no ano passado, e como o Fundo Amazônia pode ser um aliado.

Os escândalos em terras indígenas e falta de atenção básica viralizou em todo o mundo e o atual governo federal vem buscando retomar o diálogo e o desenvolvimento dos povos originários.

De acordo com as informações mais recentes disponibilizadas pelo Instituto Socioambiental (SA), o Brasil possui 728 terras indígenas, sendo a maior parte na região amazônica, com 164 no Amazonas, se tornando assim o maior estado do país com essa população.

Sidney que tem atuação no movimento e luta pela garantia dos direitos a educação é manutenção da cultura originária, conversou com o secretário sobre as políticas que serão implementadas no estado.

“Eu vim conversar com o secretário para entender sobre as políticas de saúde que serão implementadas no meu estado que tem uma baixíssima cobertura de água potável que é fundamental para que se tenha saúde”, destaca.

A falta de governança e dificuldade em fazer os recursos chegarem na ponta também foi comentada. A falta de uma política integrada que viabilize soluções foi questionada pelo parlamentar.

“Temos o grande desafio pela frente que é melhorar a governança e a gestão. Muitas vezes os recursos não chegam na ponta, seja em falta de medicamentos, de profissionais, de Infraestrutura como unidades básicas. Eu comentei com o secretário que apesar de pouco, o recurso está chegando, então falta de medicamentos por exemplo não pode ser aceitável”, afirma.

A dificuldade de proteínas nos rios de água preta do Amazonas não ficou de fora e junto com o secretário, soluções estão sendo construídas para reduzir os altos índices de desnutrição indígena no estado.

Weiber também comentou sobre uma possível parceria com o Fundo Amazônia, como solução para o baixo orçamento aprovado na Lei Orçamentária Anual (LOA) em 2022 e se comprometeu em executar as emendas destinadas para a pasta.