Início » SEO do crime eleva o ranking de sites falsos na internet
Notícias Corporativas

SEO do crime eleva o ranking de sites falsos na internet

Pesquisa revela que gangues digitais utilizam técnicas de SEO para que sites falsos apareçam em primeiro lugar nas páginas de buscas da internet

Estudo revela que criminosos digitais estão usando estratégias de SEO, sigla para Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismos de Busca, para melhorar a visibilidade de sites fraudulentos na internet os colocando nos primeiros resultados das buscas nos principais buscadores Web. De acordo com o Cloud and Threat Report 2024, buscadores Web têm sido inundados com arquivos PDF maliciosos contendo palavras-chaves comumente pesquisadas.  

O estudo aclara que a meta dos delinquentes digitais com esta ação é enganar os algoritmos SEO e “elevar” os sites falsos para as primeiras posições no ranking de sites listados a partir da busca do usuário. Segundo o estudo, a estratégia deu certo já que em 2023 houve um aumento de 450% nos downloads de Phishing (um tipo de ciberataque que engana os usuários para que revelem seus dados pessoais) em relação a 2022.

Uma análise da PacketLabs expõe que, no ano de 2023, houve um aumento de 75 vezes na criação de sites de Phishing em comparação com o ano anterior, em 2022. O desenvolvimento de páginas falsas na internet tornou-se uma prática comum entre os grupos de criminosos virtuais. O documento indica que para obter sucesso, os criminosos agora dependem cada vez mais da manipulação do algoritmo de SEO para garantir uma maior visibilidade e acesso dos usuários às fraudes digitais.

Hilmar Becker, country manager da F5 Brasil, conta que além dessa tática dos cibercriminosos para enganar os mecanismos de buscas, o uso cada vez mais disseminado de Inteligência Artificial colabora para que as gangues digitais desenvolvam falsas páginas Web. “Esses sites falsos são iscas perfeitas para atrair usuários desavisados que, a um simples clique, abrem acesso a seus dados críticos com a máxima produtividade e qualidade”, afirma o executivo.

Becker sustenta que, para impedir a proliferação de sites fraudulentos que ocorre em escala global, é imprescindível uma plataforma de segurança distribuída para lidar com essa ameaça cada vez mais presente. Em paralelo, Becker explica que é essencial seguir investindo em campanhas de disseminação de informação para consumidores e usuários finais. “A febre de IA que vivemos em 2023 seguirá acontecendo em 2024, e as iscas de falsos sites que buscam enganar o algoritmo de SEO serão cada vez mais perfeitas”, ressalta o executivo da F5.