Início » Força e superação: Atletas amazonenses são destaques no esporte profissional
Amazonas

Força e superação: Atletas amazonenses são destaques no esporte profissional

Revelada por meio do +Pelci, Tayná Santos conheceu o futebol aos 11 anos, hoje, com 19 anos, a amazonense, natural de São Gabriel da Cachoeira, ressalta a importância do programa para a realização do seu sonho.

A representatividade feminina no esporte é muito importante para que todas as mulheres possam se identificar e sonhar em estar no lugar mais alto do pódio. Com apoio do Governo do Amazonas, Pâmella Modesto e Tayná Santos vem se destacando em suas modalidades e reforçando ainda mais a evolução do futebol e futevôlei.

“Atualmente o Programa +Pelci conta com mais de 35% de atletas mulheres na capital e interior. É determinação do governador Wilson Lima que os investimentos e suportes sejam dados para todas as esportistas, seja no futebol, futevôlei, jiu-jitsu, luta olímpica ou qualquer outra modalidade. Que elas continuem conquistando títulos e fazendo história no esporte”, comentou o diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), Jorge Oliveira.

Revelada por meio do +Pelci, Tayná Santos conheceu o futebol aos 11 anos, hoje, com 19 anos, a amazonense, natural de São Gabriel da Cachoeira, ressalta a importância do programa para a realização do seu sonho. “O +Pelci me deu a oportunidade de realizar meu sonho em jogar um Campeonato Brasileiro e um Amazonense, além da conquista de jogar na Arena da Amazônia e ser campeã, foi a melhor experiência da minha vida”, comentou a atleta.

Quando participava de uma edição de jogos escolares em 2019, Tayná se destacou ao ser terceira colocada na prova de 100m de atletismo, realizada na Vila Olímpica de Manaus. Mas o sentimento pelo futebol fez com que a atleta trocasse a corrida nas pistas pela paixão nos campos. A amazonense apaixonada por futebol, chegou até as quartas de finais do Campeonato Brasileiro A2 pelo JC de Itacoatiara, em 2022, e pelo Campeonato Amazonense Tayná alcançou as semifinais.

Inspirada em grandes nomes da modalidade, a atleta sonha em vestir a amarelinha. “A Marta é minha inspiração, porque ela mostra superação nessa modalidade que tem tanto preconceito. Além dela, me inspiro também, na Cristiane e na Debinha e assim como elas sei que um dia posso chegar a defender a Seleção Brasileira, fazer um gol em uma Copa do Mundo”, ressaltou a atleta do +Pelci, Tayná Santos.

Atuando, hoje, como professora no projeto +Futevôlei nos Bairros, a atleta amazonense Pâmella Modesto pratica a modalidade há 6 anos e carrega na bagagem vários títulos nacionais e estaduais, entre eles 1º lugar na Liga Desportiva Universitária (LDU), Campeã Amazonense em 2018 e 3º lugar no Norte e Nordeste.

“Eu agradeço imensamente ao governador Wilson Lima pela oportunidade de fazer parte do +Futevôlei, além de viabilizar esse esporte para outras atletas, esse apoio é muito gratificante. Saber que nós somos referência para outras jovens é uma sensação única, poder instruir outras mulheres é superação, força de vontade e determinação”.

Com informações da assessoria.