Início » Gestores da rede municipal de ensino participam da 1ª Oficina do Proesc
Destaque Manaus

Gestores da rede municipal de ensino participam da 1ª Oficina do Proesc

Com objetivo de prestar assistência financeira às escolas públicas da educação básica, a fim de garantir o funcionamento e melhorias na infraestrutura física e pedagógica, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 5/4, a 1ª Oficina do Programa Orçamento na Escola (Proesc).

Com objetivo de prestar assistência financeira às escolas públicas da educação básica, a fim de garantir o funcionamento e melhorias na infraestrutura física e pedagógica, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 5/4, a 1ª Oficina do Programa Orçamento na Escola (Proesc). O evento reuniu gestores de 17 unidades de ensino, na Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. As oficinas seguem até maio e vão beneficiar mais de 240 mil alunos.

Para 2023, o repasse será de R$ 15 milhões, um aumento de  50% no investimento financeiro para as  496 unidades de ensino que participam do programa.  A proposta da Semed é garantir autonomia na gestão para as reais necessidades do dia a dia escolar.

Uma das coordenadoras do Proesc, da Semed, Jussara Marques, ressaltou a importância das oficinas para as escolas. Segundo ela, é essencial que os gestores saibam sobre todos os procedimentos para trabalhar da melhor maneira possível em prol de uma educação de qualidade.

“Hoje, nós demos início à primeira oficina, de um circuito onde estarão várias oficinas até maio. São para aqueles gestores que não têm ainda o seu CNPJ e o conselho constituído. Realizamos a orientação quanto a execução desses recursos, bem como explicamos como prestar contas e lançar on-line as notas fiscais e os valores gastos no sistema operacional. Dessa forma, vamos dar praticidade aos nossos gestores”, explicou.

O Proesc é um programa que já está no terceiro ano de funcionamento, criado pela Prefeitura de Manaus, via Semed, para dar assistência financeira suplementar às escolas e garantir o funcionamento e a melhoria da infraestrutura e das ações pedagógicas, com participação do conselho escolar, seguindo diretrizes, objetivos e metas da secretaria.

A creche municipal Gabriel Corrêa Pedrosa, Compensa, zona Oeste, que atende a 236 crianças, é uma das unidades de ensino beneficiadas pela iniciativa. A diretora Delle de Karem Marinho participou da oficina e comemorou a chance de fazer parte agora do programa.

“As informações são fundamentais, pois, nós, gestores de creches, estamos muito felizes. A partir deste ano, estaremos executando e também recebendo essa verba, porque as creches também precisam. Hoje, participamos desse momento formativo para aprender todos os trâmites de como administrar a verba, bem como a questão das prestações. Esses valores vão agregar bastante às nossas escolas, dando a oportunidade com autonomia de contratar serviços e comprar materiais que temos necessidades”, disse.

A pedagoga e diretora interina Maria Carvalho Machado, do Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Lúcia Melo Ferreira Almeida, Novo Aleixo, zona Norte, foi outra educadora que passou a conhecer mais sobre os procedimentos do programa para utilizar os recursos da melhor maneira possível.

“Estou saindo da oficina com muita informação, até porque é o primeiro ano e nós ainda não recebemos nenhuma verba, mas tivemos essa orientação, agora, para saber mais sobre isso. Essa verba vai contribuir muito, principalmente, para o programa Educa+Manaus, já que estamos adquirindo equipamentos para melhorar o processo de ensino”, contou.

Posse

Dentro da programação, no período da tarde, na Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), foi realizada a posse dos 15 membros do Comitê Permanente de Orientação e Monitoramento da Semed, que vão acompanhar, nas unidades de ensino, a implantação dos recursos.