Início » Deputado do PL entra com notícia-crime contra assessora de Anielle
Brasil Destaque

Deputado do PL entra com notícia-crime contra assessora de Anielle

Paulo Bilynskyj diz que Marcelle Decothé “praticou discriminação por cor e procedência nacional” ao criticar “torcida branca” do São Paulo

O deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) protocolou nesta 3ª feira (26.set.2022) junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo uma notícia-crime contra a conduta da assessora especial do Ministério da Igualdade Racial, Marcelle Decothé.

Ela usou seu perfil no Instagram para criticar a torcida do São Paulo durante a final da Copa do Brasil, disputada no domingo (24.set) entre o clube paulista e o Flamengo. Publicou uma imagem da arquibancada do Morumbi nos stories e a seguinte mensagem: “Torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade… Pior tudo de pauliste”. O congressista afirma que a assessora “praticou discriminação por cor e procedência nacional” –leia a íntegra da notícia-crime (PDF – 699 kB).

“A conduta contraditória de Marcelle viola a confiança legitimamente despertada na população, pois o que se espera do Ministério da Igualdade Racial é a repressão de atos discriminatórios, e não a sua prática. Além de criminosa, a conduta da assessora especial é moralmente reprovável e digna de repúdio”, afirma a ação.

POSTS NO INSTAGRAM

A assessora estava com Anielle no Morumbi, estádio do São Paulo Futebol Clube. As duas, que são flamenguistas, viajaram em um avião da FAB de Brasília para São Paulo para acompanhar o jogo e assinar o protocolo de combate ao racismo no esporte.

A assessora fez outros 2 stories com críticas à diretoria do Flamengo e à PF: publicou uma imagem sua com a camisa do Flamengo e criticou a “diretoria fascista” do clube rubro-negro;

publicou uma imagem de dentro de um automóvel e a seguinte mensagem: “Entrando no estádio no carro da PF. Morte horrível”.

O QUE DIZ O GOVERNO LULA

O Poder360 entrou em contato com o Ministério da Igualdade Racial para perguntar se gostaria de se manifestar a respeito dos stories publicados por Marcelle Decothé em seus perfis nas redes sociais.

Em nota, o ministério informou que vai apurar a conduta da funcionária, “ainda que as postagens tenham sido feitas em momento de descontração, fora dos ritos institucionais e de tom informal”.

Leia a íntegra da resposta do Ministério da Igualdade Racial:

“O Ministério da Igualdade Racial declara que recebeu a informação a respeito da postagem das servidoras em perfil privado de rede social e que, ainda que as postagens tenham sido feitas em momento de descontração, fora dos ritos institucionais e de tom informal, o caso será submetido às instâncias internas de investigação para apuração da conduta das servidoras.”

Marcelle Decothé da Silva está nomeada no Portal da Transparência como “chefe da assessoria especial”. Trata-se de um cargo comissionado. Trabalha no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde 7 de fevereiro de 2023.

Sua última remuneração disponível, de julho de 2023, mostra salário de R$ 15.847,34.