Início » Presidente da Aleam incentiva servidores a doarem sangue
Amazonas Política

Presidente da Aleam incentiva servidores a doarem sangue

O programa ‘Doador Legal’ é de iniciativa do parlamento estadual em parceria com Hemoam

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), acompanhou a programação de doação de sangue realizada nesta terça-feira, 21/11, na sede do Legislativo Estadual. A campanha, realizada em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), ocorre dentro do programa “Doador Legal”, reativado na primeira gestão do parlamentar como presidente da Casa.

“Logo no primeiro ano, nós reativamos o “Doador Legal”, programa que é extremamente importante para que a gente possa suprir ou minimizar as baixas de estoque de sangue no Hemoam. Isso é fundamental para que a gente possa colaborar com essas pessoas que precisam ter o sangue nos casos de cirurgias ou tratamentos de saúde de doenças hematológicas que demandam transfusões. A Assembleia Legislativa do Amazonas dá uma demonstração de grandeza, de cuidado e de responsabilidade ao diminuir o sofrimento dessas pessoas. Parabenizamos ao Hemoam e à Aleam pela realização desse gesto belíssimo que ajuda a salvar vidas”, afirmou Cidade.

Doador Legal

O programa “Doador Legal” tem como objetivo incentivar a doação de sangue entre os servidores do legislativo estadual.

A ação é coordenada pelas diretorias de Assistência Social e de Saúde do Poder Legislativo, com apoio da FHemoam.

Esta é a segunda edição do programa em 2023, porém, a doação de sangue é estimulada na Aleam durante todo o ano, com palestras sobre o tema, quando técnicos do Hemoam tiram dúvidas sobre o assunto.

A Assembleia também possui um banco de doadores entre os servidores ativos e inativos, que possui 45 inscritos. O banco é acionado quando o estoque de sangue do Hemoam está baixo.

Quem pode doar?

Para ser doador é necessário ter entre 16 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde.

Menores de 18 anos somente podem doar com a presença dos pais ou responsável legal.

Também é preciso estar bem alimentado e portar documento de identidade com foto.