Início » Câmara de Manaus concede homenagem para Promotora de Justiça do Amazonas
Política

Câmara de Manaus concede homenagem para Promotora de Justiça do Amazonas

A promotora de justiça do Ministério Público do Amazonas (MP/AM), Karla Cristina da Silva Reis, recebeu uma homenagem nesta terça-feira (21), em alusão ao ‘Dia Nacional da Consciência Negra’, na CâmaraMunicipal de Manaus (CMM). O tributo é de autoria do presidente da CMM, vereador Caio André (PSC), que reconhece o trabalho jurídico da promotora de Justiça, no ambito do Estado do Amazonas, especialmente nos municipios de Manacapuru e Barcelos, tanto que foi indicada pelo MP/AM para compor o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) como sua representante.

Além do trabalho para promoção da igualdade racial realizado pela promotora, tem sob sua coordenação a Comissão Feminina do Comitê de Combate à Corrupção no Amazonas (CFCCCAM) e a Diretoria de Mulheres da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP).

A agente pública Karla Cristina da Silva Reis, explica que a luta no sistema de justiça para combater o crime racial precisa ter uma representatividade adequada. “Ainda temos inúmeras batalhas pela frente, porém, com uma representação a altura da causa podemos continuar avançando, entendo as nossas questões, fazendo que esta promoção da consciência negra seja diária e posta como a realidade que nós vivemos, no objetivo de desconstruir a realidade e permitindo melhores oportunidades voltadas para o povo negro”,disse.

Já o presidente do InstitutoNacional Afro Origem Amazonas (Inaô-AM), o jurista Christian Rocha, que atua em defesa das causas negras e afrodescendentes menciona que a Câmara de Manaus favorece ainda mais a luta contra a discriminação racial. “O reconhecimento do poder legislativo quanto ao Dia Nacional da Consciência Negra nos mostra como a política hoje vemse mobilizando e preocupando com a cidadania deste povo, que precisa não apenasde reconhecimento social e políticas públicas, mas, acima de tudo, serem ouvidos”,afirma.

O conselheiro da igualdade racial,mestre Cristiano, informou dados sobre um estudo feito pela Rede de Observatórios que revela que, em 2022, uma pessoa negra foi morta por policiais a cada quatro horas. “Ainda nesta pesquisa foram apresentados dados de que dos 3.171 casos analisados, 2.770 das vítimas eram negras, representando 87,35% do total. Isso é urgente, ainda mais no País em que vivemos. Lamentável que ainda vivemos um racismo estrutural, sendo presente em diversas esferas da sociedade brasileira”, pontua. 

História

O Dia Nacional de Zumbi e daConsciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmentepela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte deZumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.

A data de sua morte, descobertapor historiadores no início da década de 1970, motivou membros do MovimentoNegro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em SãoPaulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta eresistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitosque os afro-brasileiros reivindicam.