Início » PSB, MDB e PT tentam se manter no governo diante do Centrão
Política

PSB, MDB e PT tentam se manter no governo diante do Centrão

Diante das tratativas para o ingresso do PP e Republicanos no governo Lula, com cargos no primeiro escalão, partidos que já fazem parte da base começaram a demonstrar incômodo com um possível remanejamento ou perda de espaço.

De olho na movimentação do presidente e nas conversas da articulação política do Palácio do Planalto, PSB, MDB e o próprio PT passaram a enviar recados de sua insatisfação.

O PSB, por exemplo, já afirmou que não aceitará a perda de nenhum ministério. O MDB, por sua vez, disse que só apoiará o governo Lula se tiver uma participação garantida nas decisões.

O PT, por sua vez, afirmou que não está preocupado com a entrada do Centrão no governo, mas que vai defender os interesses dos partidos da base.

A entrada do Centrão no governo Lula é vista como uma forma do presidente buscar uma base mais ampla no Congresso Nacional. No entanto, a decisão também tem sido criticada por alguns setores da sociedade, que acusam o Centrão de ser um grupo corrupto e fisiológico.

Ainda não está claro se o governo Lula vai ceder aos pedidos dos partidos da base e abrir mão da entrada do Centrão. No entanto, a questão deve ser um dos principais temas de discussão nas próximas semanas.

De O Globo.