Início » Jander Lobato destaca importância de identificação de crianças com TEA nas escolas
Política

Jander Lobato destaca importância de identificação de crianças com TEA nas escolas

O vereador disse que esse levantamento deve melhorar a implementação de políticas públicas

O vereador Jander Lobato (PP) destacou, nesta terça-feira (20/06), em sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a importância do Poder Público no fortalecimento de ações que possam identificar crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em salas de aula. Jander pontuou que esse levantamento ajudará as famílias que enfrentam dificuldades e de melhorar as políticas públicas para a causa na sociedade.  

O debate em torno do assunto na Casa Legislativa foi em razão do ‘Dia do Orgulho Autista’, celebrado no último domingo (18).  A data reforça a quebra de preconceitos e a importância do diagnóstico precoce para ajudar no desenvolvimento da pessoa e no tratamento adequado que deve ter ao longo da vida.

“É necessário um trabalho em conjunto das secretarias municipal e estadual de educação, das secretarias estaduais de assistência social e de saúde, do Ministério Público, para que se possam fazer laudos com essas crianças porque muitas das vezes os pais não compreendem e nem sabem como identificar se seu filho é autista. Vamos em algumas escolas e temos relatos de professores de que poucas crianças são ajudadas, mas que existem muitas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista”.

O apoio à causa das pessoas com deficiência tem sempre amparo do vereador Jander Lobato na Casa Legislativa e no cotidiano. Ele foi a favor da presença de mediadores nas escolas municipais de Manaus, acompanhando pessoas com deficiência no processo de ensino-aprendizagem.

“Sempre vou dar apoio às ações que garantem qualidade de vida para as famílias. Eu já solicitei da secretária municipal de educação, Dulce Almeida, o levantamento de quantos professores têm filhos autistas, assim como acredito que essas informações nas escolas podem colaborar para a implementação de políticas públicas mais eficazes na sociedade”.