Início » Em Parintins, Lula relança Programa Luz para Todos e formaliza integração do município ao Linhão do Tucuruí
Destaque Política

Em Parintins, Lula relança Programa Luz para Todos e formaliza integração do município ao Linhão do Tucuruí

O presidente Lula inaugurou em Parintins (a 360 quilômetros de Manaus) a interligação do município do Baixo Amazonas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A solenidade ocorreu na Praça Digital, no Centro da Ilha Tupinambarana, durante o relançamento do programa federal Luz Para Todos no Amazonas.

A nova subestação de energia elétrica, em operação desde o dia 15 de junho, faz parte do programa ‘Energias da Amazônia’. Nesse período, segundo a concessionária Amazonas Energia, a capacidade do fornecimento dobrou de 40 MW para 80 MW. Empresários e microempreendedores já registram ganhos financeiros e prospectam faturamento maior com a estabilidade da energia.

Com a interligação, o sistema fornecerá energia mais barata para as comunidades localizadas na margem direita do rio Amazonas, que antes estavam isoladas e dependiam de termoelétricas em operação há 57 anos. Agora, a subestação e a interligação ao SIN, por meio da cidade de Oriximiná, no PA, vão fornecer energia mais barata e estável.

No evento, o presidente também assinou a Ordem de Serviço do Linhão entre Manaus, no Amazonas, e Boa Vista, em Roraima, e o decreto de interligação elétrica dos países da América do Sul.

Luz Para Todos

Lula também relançou o Programa Luz para Todos criado em 2003. Segundo o governo federal, nesta etapa, a iniciativa, que é voltada ao combate da pobreza energética, vai atender famílias residentes em áreas rurais e remotas da Amazônia Legal. Além das pessoas inscritas no CadÚnico, tem direito ao benefício comunidades indígenas, quilombolas e as localizadas em reservas extrativistas, além de escolas e postos de saúde.

Também foi lançado o programa de Descarbonização da Amazônia, voltado a inclusão de 211 localidades amazônicas que, ainda, não estão conectadas ao SIN.

O programa será executado junto ao Luz para Todos e o Mais Luz para a Amazônia e atenderá 219 mil unidades consumidoras nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins.

Cidadão Parintinense

Na ocasião, o presidente também recebeu o título de Cidadão Parintinense entregue pelo prefeito de Parintins, Bi Garcia (UB), autor da homenagem aprovada pela Câmara Municipal da cidade no dia 1° de agosto.