Início » Mais de 80 pessoas foram detidas por crimes ambientais em duas semanas
Amazonas Destaque

Mais de 80 pessoas foram detidas por crimes ambientais em duas semanas

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou, entre os dias 11 a 26 de outubro, mais de 40 ações de patrulhamento e fiscalização contra a prática de crimes ambientais em toda a capital e municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM). Ação faz parte do reforço ao combate às queimadas e desmatamento ilegais.

Ao todo, 86 pessoas foram detidas. Além disso, as ações resultaram na apreensão de seis armas de fogo, sete munições de diversos calibres, um simulacro, uma porção de entorpecentes, uma retroescavadeira, quatro motosserras, roçadeiras, terçados, facões e machados.

Os flagrantes e detenções foram realizadas em Manaus e nos municípios de Autazes, Iranduba, Presidente Figueiredo, Manaquiri, Manacapuru e Novo Airão (distantes a 113, 27, 117, 60, 68 e 115 quilômetros da capital, respectivamente).

O reforço no policiamento em áreas com maior foco de incêndio contou com o efetivo do Comando e Batalhão de Policiamento Ambiental (CPAmb e BPAmb), Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Força Tática e com o batalhões e grupamentos que já atuam nos municípios envolvidos na operação.

Segundo o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, o trabalho é direcionado para as regiões com maior incidência de queimadas e outros crimes ambientais. “Temos reforçado cada vez mais o nosso policiamento nas cidades mais afetadas. Com o patrulhamento e a ajuda das denúncias, conseguimos inibir ações criminosas e realizamos os flagrante e detenções de pessoas envolvidas em crimes contra o meio-ambiente. O trabalho continua para inibirmos essas ações criminosas”, comentou.

Força-Tarefa
No dia 11 de outubro, o governador Wilson Lima deu o start no reforço das fiscalizações aos crimes ambientais na região do município de Autazes (a 113 quilômetros da capital), com o envio de mais 64 agentes, entre policiais militares e técnicos do Ipaam, além de 16 viaturas e duas aeronaves.